Estação de Amoreiras-Odemira “ganha” duas paragens do comboio Intercidades

A estação do caminho de ferro de Amoreiras-Odemira, que estava encerrada ao serviço de passageiros, vai reabrir no próximo dia […]

A estação do caminho de ferro de Amoreiras-Odemira, que estava encerrada ao serviço de passageiros, vai reabrir no próximo dia 8 de Julho, passando a ser paragem de dois comboios Intercidades, anunciou a Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras.

Com esta novidade, o concelho de Odemira passa a ter duas estações onde o Intercidades pára: Santa Clara-Sabóia e agora Amoreiras-Odemira, o que permite melhorar as ligações do maior município português a Lisboa e ao resto do país.

«Este é o resultado de anos de trabalho conjunto entre Freguesia S. Martinho das Amoreiras, Município de Odemira e Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-Gare. A nossa insistência junto das entidades competentes culminou com a reunião realizada no passado dia 5 de Dezembro», explica Nuno Duarte, presidente daquela Junta de Freguesia.

Na reunião, que teve lugar na Direção de Exploração da CP Comboios de Portugal, em Lisboa, e que contou a presença dos representantes da CP Comboios de Portugal, dos presidentes da Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, Nuno Duarte, da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, e da Direção da Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, João Vilhena, «foi assumido o compromisso de estudar a possibilidade de, a partir do chamado “Horário de Verão” 2018, dar paragem em Amoreiras-Odemira aos atuais comboios Intercidades 670 e 574».

Esta semana, a CP Comboios de Portugal anunciou que «após análise, verificou-se a viabilidade da concessão de paragem na estação de Amoreiras-Odemira ao primeiro comboio Intercidades procedente de Faro sobre Lisboa (IC 670) e ao último comboio Intercidades de Lisboa sobre Faro (IC 574), já a partir do próximo dia 8 de Julho».

A CP acrescenta que os horários serão, para o comboio IC 670 (Faro-Lisboa), com partida de Faro às 8h22 e passagem/paragem em Amoreiras às 9h49 e chegada a Sete Rios às 11h42, Entrecampos 11h46 e Lisboa Oriente 11h56.

Quanto ao IC 574 (Lisboa-Faro), que parte de Lisboa Oriente às 18h22, Entrecampos 18h30, Sete Rios 18h34, irá ter passagem/paragem em Amoreiras às 20h18 e chegada a Faro às 21h50.

O autarca de S. Martinho das Amoreiras agradece «a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para a reabertura contínua da estação de Amoreiras-Odemira ao serviço de passageiros. Esta é, sem dúvida, uma batalha ganha. Cabe agora a todos nós fazer com que o serviço de passageiros na estação de Amoreiras-Odemira continue e cresça».

Comentários

pub