Dia de Portugal “comemorado” com protesto contra «estado deplorável» da EN125 no Sotavento

O Dia de Portugal vai ser “comemorado” com um protesto contra o «estado deplorável» da EN125, numa organização do Movimento […]

Zona de Cacela – Foto: Fabiana Saboya | Sul Informação

O Dia de Portugal vai ser “comemorado” com um protesto contra o «estado deplorável» da EN125, numa organização do Movimento de Cidadania dos Utentes da Estrada Nacional 125 (EN125) – Sotavento.

Com ponto de partida da rotunda de Cacela, a 10 de Junho, será organizada uma marcha, a pé ou de bicicleta, até ao entroncamento da Retur, numa distância de cinco quilómetros…e centenas de buracos.

A petição “Pela dignidade e segurança na EN 125 – obras de requalificação imediata no troço entre Olhão nascente e Vila Real de Santo António” foi subscrita por mais de 7.000 pessoas e entregue pelo Movimento no parlamento. os seus subscritores já foram ouvidos na passada segunda-feira, mas numa audição, inédita no Algarve, que trouxe os deputados a VRSA.

A empresa Infraestruturas de Portugal (IP) já começou obras «de emergência», que este movimento considera «superficiais e de última hora, não sendo a requalificação desejada, há muitos anos, da EN125, no troço Olhão-Vila Real de Santo António, abandonado e esquecido pelo poder central».

Todos os que desejem participar no protesto do Dia de Portugal «deverão fazê-lo a pé ou de bicicleta, terão abastecimento de água e fruta a meio do percurso, transporte de autocarro para o regresso e deverão vestir uma t-shirt preta – símbolo do luto em que o Sotavento vive, devido ao constante e vergonhoso desrespeito e esquecimento que temos vindo a ser alvo desde há mais de uma década por parte dos sucessivos governos», diz aquele movimento.

A organização espera uma «enorme adesão por parte de uma população indignada e farta de falsas promessas, que se sente esquecida e desrespeitada e que representa quase 5% do PIB nacional. O Sotavento é a porta de entrada, via terrestre, para a grande maioria do turismo que permite a sustentabilidade económica desta região e de boa parte do país», considera.

Esta iniciativa, bem como o próprio Movimento de Cidadania dos Utentes da Estrada Nacional 125 (EN125) – Sotavento, conta com a parceria e apoio dos municípios de Castro Marim e Vila Real de Santo António, presididos pelos autarcas social-democratas Francisco Amaral e Conceição Cabrita.

Comentários

pub