Chuva forte coloca Algarve e Baixo Alentejo sob aviso amarelo

O Algarve e o Baixo Alentejo estão sob aviso amarelo devido à chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada, […]

O Algarve e o Baixo Alentejo estão sob aviso amarelo devido à chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada, prevista para as próximas horas.

No Algarve, o aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é válido até às 21h00. No distrito de Beja, o aviso prolonga-se até à meia-noite.

Em ambos os casos, são esperados «aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e
rajadas de vento».

Numa previsão especial para o São João, divulgada esta quarta-feira, o IPMA revelou que, nos próximos dias e a nível nacional, «o céu vai apresentar períodos de muita nebulosidade, existindo condições para ocorrência de aguaceiros e trovoadas, mais prováveis e frequentes a partir de dia 20, em especial nas regiões Norte e Centro».

As temperaturas mínimas «não deverão sofrer alterações significativas, e variarão aproximadamente entre 16 e 21ºC».Já os valores da temperatura máxima, «deverão variar entre 28 e 35ºC, sendo ligeiramente inferiores na faixa costeira, entre 25 e 28ºC».

Para os dias 23 e 24, «prevê-se uma diminuição das condições de instabilidade e uma pequena subida da temperatura máxima».

Nos próximos dias, as condições meteorológicas no continente serão influenciadas «pela ação conjunta de um anticiclone localizado sobre a região dos Açores, por uma depressão sobre o interior da Península Ibérica, e nos níveis altos da troposfera, e por uma depressão centrada a oes-sudoeste do território».

Comentários

pub