Centros de Investigação da Universidade do Algarve participam no encontro “Ciência 2018”

Centros de investigação da Universidade do Algarve (UAlg) vão participar no “Ciência 2018”, um encontro anual dos investigadores, que se […]

Foto: Gonçalo Dourado|Sul Informação

Centros de investigação da Universidade do Algarve (UAlg) vão participar no “Ciência 2018”, um encontro anual dos investigadores, que se realiza, de 2 a 4 de Julho, no Centro de Congressos de Lisboa.

Este encontro destina-se a promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica, além do universo da investigação, e pretende ainda estimular não só a participação, mas também a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral.

A UAlg estará representada por investigadores e docentes do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), do Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações (CIEO) e do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), que durante três dias farão várias comunicações.

Durante o encontro serão ainda apresentados os mais recentes avanços tecnológicos da investigação em Portugal. Além das apresentações orais, o CIMA dará a conhecer, durante o dia 2 de Julho, através de demonstrações, um veículo autónomo submarino para estudo da poluição marinha e uma turbina de maré e biocombustíveis a partir de microalgas, para as energias oceânicas renováveis.

No dia 4, num painel sobre “o turismo na promoção da sustentabilidade económica”, o CIEO apresentará, a partir das 15h30, os “Contributos para um índice de qualidade dos destinos turístico: uma aplicação ao Algarve”.

Ainda no mesmo dia, o CBMR apresentará a plataforma “CBMR Science Platform: uma janela de conhecimento aberta à comunidade”, às 15h30, num painel dedicado às plataformas digitais e à telemedicina.

O CCMAR participará em vários painéis, como por exemplo nos relacionados com a “Monitorização e Gestão Eficiente de Recursos” e “Oceanos e aeronáutica”, entre outros.

Também os investigadores do CIAC levam a este evento alguns dos projetos mais emblemáticos que se encontram em desenvolvimento no Centro.

Organizado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, o encontro “Ciência 2018” assume-se como uma das principais montras da investigação nacional.

Para mais informações e programa completo, clique aqui. 

Comentários

pub
pub