Castelo de Aljezur percorre “Fio da Memória” a 30 de Junho

A ação “Linhas Cruzadas – Fio da memória # 1 Percorrer” realiza-se no próximo dia 30 de Junho, às 10h30, […]

A ação “Linhas Cruzadas – Fio da memória # 1 Percorrer” realiza-se no próximo dia 30 de Junho, às 10h30, no Castelo de Aljezur. 

O projeto, da Tertúlia Associação Sócio – Cultural de Aljezur, com Leonor Morais e Conceição Gonçalves, inicialmente previsto para o dia 9 de Junho, foi recalendarizado devido ao mau tempo.

Segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve (DCRAlg), «este é um projeto que trabalha o fio da memória – da memória escrita, oficial, da História, e da memória tecida de pequenas histórias, de lendas, de gestos quotidianos, que perduram na memória de alguns habitantes de Aljezur – confrontado -a com novas perspetivas, com olhares jovens, alguns ainda inocentes, através do convite à reflexão e criação em torno do tema “Património que Futuro?”, o tema central do programa DiVaM».

A “performance” inicia-se com um momento de partilha de histórias e memórias em torno do castelo, sendo convidadas várias pessoas com diferentes percursos de vida. Segue-se um momento dedicado ao desenho (ou outras formas gráficas), recorrendo a diferentes técnicas e um momento dedicado à recolha dos segredos e lembranças que serão entregues a todos os participantes. Haverá ainda uma caminhada até à Ribeira de Aljezur onde se relembra a lenda do rio Lethes, com o lançamento, ao rio, de um origami gigante com uma mensagem.

A atividade terá a duração de cerca de três horas e trinta minutos e convidam-se todos os participantes a trazer roupa confortável, chapéu e pequeno lanche para piquenique.

“Linhas Cruzadas – Fio da memória” faz parte do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve que integra o Ano Europeu do Património Cultural.

Comentários

pub