Beta Talk de Junho vai fazer crescer água na boca

A Beta Talk de Junho vai ser «especialmente doce» e de fazer crescer água na boca, com a presença de […]

A Beta Talk de Junho vai ser «especialmente doce» e de fazer crescer água na boca, com a presença de dois empreendedores na área da gastronomia, na próxima segunda-feira, dia 18, às 19h00, no café concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. 

A partir das 19h00, no habitual espaço do Café Concerto do TEMPO, a conversa será com Joana Oliveira, fundadora da Hapiness and Food by Entre Tachos e Sabores, e Baltazar Guerreiro, fundador da ChocoFigo, dois empreendedores que abraçaram novos projetos e tornaram, por um lado mais doce, e por outro, mais saudável, as suas vidas e a de outros.

Joana Oliveira tem 32 anos, é natural de Lisboa mas foi em Portimão que viveu a sua adolescência e onde decidiu ficar a viver após a faculdade na capital.

Licenciada em Ciências da Educação e com um mestrado em Educação Especial, sempre foi apaixonada pela educação e pela culinária, tentando conjugar ambas as paixões, uma no campo profissional, como professora, e outra no campo do lazer através de criação do blogue Entre Tachos e Sabores.

Por motivos de saúde e bem estar a partir de 2014 começou a encarar a alimentação de uma forma mais consciente, não só como um mero ato de satisfazer uma vontade e necessidade mas como um ato de extrema importância para o bem estar físico e psíquico e consequentemente qualidade de vida.

A partir desse momento altera a sua alimentação e começa a sentir a necessidade de partilhar as novas aprendizagens e os benefícios da adoção de um estilo de vida mais saudável. Começa a dinamizar workshops e ganha vontade de poder criar uma oferta na área da restauração mais saudável.

Isto, a par de uma procura crescente dos seus serviços, levam-na a criar um serviço de catering e a apostar na confeção de bolos festivos saudáveis.

Aproveitou o facto de esta ser uma área em franco crescimento e no final do último ano letivo decidiu fazer uma pausa no ensino para se dedicar a 100% a este projeto. Nasceu assim o conceito Hapiness and Food, que alia a felicidade a um estilo/alimentação saudável e vem substituir o anterior projeto “Entre Tachos e Sabores” que foi ponto de partida para todo este percurso que entretanto a levou a descobrir uma alimentação funcional e cada vez mais saudável.

Já Baltazar Guerreiro é natural de Alcoutim mas é em Loulé que vive há mais de 40 anos e foi lá que abriu, em 2005, a primeira loja gourmet do Algarve.

A entrada da crise faria com que viesse a fechar o negócio quatro anos depois mas a partir daqui ficou com o bichinho do chocolate artesanal e a vontade de aprender a fazer bombons como aqueles que vendia aos seus clientes. Quis, porém, criar um produto diferenciado e algarvio, que fosse diferente do que se encontrava no mercado.

Em 2007, apostou a 100% na chocolataria, focado exclusivamente nos produtos locais com destaque para o figo que ganha um novo estatuto, aliado a um produto “premium” como o chocolate e dá origem à marca “ ChocoFigo”.

Nascia um produto regional inovador- o chocolate com figo seco, ao qual se juntou depois, a amêndoa, o medronho, a alfarroba e o figo da índia e até mesmo a batata doce.

Um negócio familiar que tem vindo a ganhar escala, com uma distribuição nas melhores lojas, um pouco por todo o país, sendo que a marca ChocoFigo já vende chocolates sazonalmente para mercados como o Luxemburgo, a Alemanha e a França, entre outros, e está presente também em muitas feiras de artesanato. Ainda até ao final do ano, prepara-se para lançar novos produtos e fazer a sua estreia no mercado biológico/artesanal.

Um oculista e músico abraça assim a arte de fazer chocolate com sabor algarvio e torna-se acima de tudo um artesão de chocolate cuja maior alegria é ver e fazer as pessoas mais felizes.

Mais do que um evento com data e hora marcada (por norma a 16 de cada mês, ao final da tarde), a Beta Talk de Portimão tornou-se, desde Julho de 2012, num ponto de encontro para gente empreendedora e um movimento inspirador, promovendo no ambiente informal e descontraído do café concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão os contactos e a partilha de experiências.

A entrada como é habitual na Beta Talk Portimão é livre, mas sujeita a inscrição prévia, que pode ser feita aqui.

Já o wine-break é por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a levar vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

A Beta Talk é uma iniciativa promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do Sul Informação e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica.

Conta também com o apoio da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, da NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da Rádio Universitária (RUA FM), da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, além da página Algarve Emprego em termos da divulgação.

Comentários

pub