Avós de Albufeira jogaram à bola e cozinharam para marcar fim do ano letivo

Jogos tradicionais, estafetas e até caças às lebres. A festa de encerramento do ano letivo do Clube Avô de Albufeira […]

Jogos tradicionais, estafetas e até caças às lebres. A festa de encerramento do ano letivo do Clube Avô de Albufeira teve isto (e muito mais) e reuniu, na passada sexta-feira, 22 de Junho, cerca de 80 seniores, no Pavilhão Desportivo da cidade.

Sob o mote “A Vida que Gira”, a iniciativa integrou um circuito de atividades «em que todos participaram com entusiasmo e alegria», diz a Câmara de Albufeira, como futebol, andebol, basquetebol, happy yoga (yoga feliz) e danças.

«No final houve um almoço partilhado, que serviu para repor energias e mostrar os dotes culinários dos avós», acrescenta.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, esteve no encontro… e até marcou um cesto na tabela de basquetebol.

O edil aproveitou a ida a este evento para «agradecer o empenho e dedicação dos funcionários da autarquia que desenvolvem um excelente trabalho com os seniores do concelho com vista a prevenir a desinserção e o isolamento social, valorizar e desenvolver novas capacidades, aproveitar saberes e tradições, aumentar a autoestima e a confiança, promovendo o seu bem-estar físico e psicológico, fundamentais para uma vida saudável, ativa e feliz».

O Clube Avô coloca à disposição dos munícipes a partir dos 65 anos um conjunto diversificado de experiências pensadas para dar resposta a diferentes gostos e necessidades, como aulas de dança, yoga, coro, artes criativas, informática e passeios, entre outras atividades.

Em paralelo disponibiliza um serviço de teleassistência, que permite ao utente, em caso de urgência, entrar em contacto com uma central que faz o encaminhamento para a Polícia, INEM, Família de Apoio, entre outros serviços associados ou ligar apenas para ouvir uma voz amiga.

O município oferece também aos idosos o acesso ao cartão sénior que, neste momento, já tem 201 inscritos e que dá descontos na tarifa da água, nas Piscinas Municipais e em estabelecimentos aderentes, nomeadamente cabeleireiros, óticas, fisioterapia, restaurantes, terapia, viagens e turismo, reparação de calçado, comércio e assistência de eletrodomésticos, perfumaria, com reduções de preços que variam entre os 5% e os 30%, chegando a atingir os 50% em alguns casos.

Comentários

pub