Antigas desavenças entre Santa Clara-a-Velha e Sabóia são tema de espetáculo

O espetáculo “Desembosnar”, que explora as antigas desavenças entre Santa Clara-a-Velha e Sabóia, realiza-se no próximo dia 22 de Junho, […]

O espetáculo “Desembosnar”, que explora as antigas desavenças entre Santa Clara-a-Velha e Sabóia, realiza-se no próximo dia 22 de Junho, às 21h30, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira. 

Em palco será apresentado um olhar documental e ficcional sobre uma antiga querela entre Santa Clara-a-Velha e Sabóia.

A equipa de trabalho foi constituída por pessoas oriundas de Santa Clara-a-Velha, sobretudo de elementos do grupo Etnográfico do Alto Mira, com idades entre 58 e 85 anos.

Este é o grupo com o qual se começou a desenvolver uma relação cúmplice de parceria criativa. Neste espetáculo “Desembosnar”, a proposta passa por aproximar uma memória comum entre as duas aldeias de Santa Clara-a-Velha e Sabóia.

A sua manifestação estava presente, por exemplo, nas rivalidades mais vivas “no tempo do futebol” e nos nomes criados: “macacos” para saboianos e “morcegos” para santaclarenses. Os testemunhos e as impressões são de um tempo já sem calendário certo e de uma memória que já não é pertença que quem a conta.

Nesta encenação, a associação Zut, responsável pelo projeto, vai continuar a «investigar os processos de memória e sobre o seu fluxo metafórico, através da imaginação afetiva».

«A partir destes pontos, e em conjunto com habitantes de Santa Clara-a-Velha, construímos uma perspetiva dramatizada com espaço para extrapolações ficcionais».

“Desembosnar”, que é um termo usado nos campos daquela região para dizer crescimento, é um projeto de criação que está integrado num projeto continuado da associação Zut no desenvolvimento do interior do Alentejo através da dinamização na área das partes performativas.

Vem na sequência de Advirto, espetáculo estreado em Maio de 2017 no Cineateatro de Odemira, em que o objeto focado foram as memórias individuais através da exposição de fragilidades e forças num registo natural e espontâneo.

Para reserva de lugares, esclarecimentos e imagens para publicação pode contactar-nos para o 938345844 ou [email protected]

 

Ficha técnica:

Direção artística e encenação: Hélio Mateus e Inês Jacques

Performers: António Maria, Conceição Dias, Emília Felicidade, Graciete Rosário, Inácia Felicidade, José Ventura, Manuel Duarte, Maria Odete Oliveira, Noémia Maria, Odália Gonçalves

Produção: Zut!

Apoios: Câmara Municipal de Odemira, Casa do Povo de Santa Clara-a-Velha, Junta de Freguesia de Santa Clara-a-Velha, Junta de Freguesia de Sabóia

Comentários

pub