Alunos de Medicina da UAlg ganham o campeonato europeu de simulação médica

Uma equipa de cinco alunos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Universidade do Algarve venceu esta quinta-feira, dia 28 […]

Uma equipa de cinco alunos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Universidade do Algarve venceu esta quinta-feira, dia 28 de Junho, o Campeonato da Europa de Simulação Médica, que decorreu em Bilbau, na Espanha. Carlos Baptista, Francisco Fernandes, Guilherme Henriques, André Silva e Tiago Cardoso, finalistas do curso da UAlg, representaram Portugal na competição e evidenciaram-se em relação aos seus congéneres de vários países.

«Estamos todos babados (risos)», confessou ao Sul Informação Isabel Palmeirim, diretora do curso de medicina da universidade algarvia. A responsável pelo MIM da UAlg não escondeu o seu contentamento, salientando que esta foi a primeira vez que uma equipa algarvia participou no SESAM 2018, «a maior competição internacional de simulação médica». «Foi mesmo chegar, ver e vencer», disse.

«Tudo começou há alguns meses. Houve um Congresso Nacional de Simulação Médica em Lisboa, que tinha uma componente de competição. Os nossos alunos foram lá e ganharam. Dessa forma, foram os representantes de Portugal nesta competição, a nível europeu», contou Isabel Palmeirim.

O campeonato começou na terça-feira, «num formato tipo Mundial de Futebol (risos)», com os futuros médicos formados no Algarve a passar as diferentes etapas. «Hoje de manhã, foi a semi-final, e eles venceram a equipa de Inglaterra. Agora, à tarde defrontaram a Holanda, que é também é muito forte e uma referência no ensino de medicina, e ganharam o campeonato», revelou a diretora do curso, visivelmente entusiasmada com o feito dos seus pupilos.

O Campeonato Europeu de Simulação Médica coloca aos participantes desafios que envolvem modelos humanos, bonecos que permitem simular diferentes patologias, como doenças e traumas. Durante cada prova são testados não só os conhecimentos dos concorrentes, como a sua capacidade de decisão e de diagnóstico, o trabalho de equipa, a comunicação e a calma com que enfrentam as situações que são simuladas.

No fundo, trata-se de garantir que o “doente” fica vivo e o mais estabilizado possível. E foi isso que fizeram, com distinção, Carlos Baptista, Francisco Fernandes, Guilherme Henriques, André Silva e Tiago Cardoso, orientados pela professora Alexandra Binnie.

«Estamos muito orgulhosos deles. Também acabamos por vibrar mais porque temos uma relação muito próxima com os nossos alunos», ilustrou Isabel Palmeirim, ao Sul Informação.

A responsável pelo curso de medicina da universidade algarvia não tem dúvidas de que este troféu «é muito bom para os nossos alunos, mas também para Portugal e para o Algarve».

Veja as fotos da equipa vencedora em Bilbau:

Fotos: Mestrado Integrado em Medicina UAlg

Comentários

pub