Algarvios contribuíram com 115 toneladas de alimentos para o Banco Alimentar contra a Fome

A campanha do Banco Alimentar contra a Fome, realizada este fim de semana, dias 2 e 3 de Junho, angariou […]

A campanha do Banco Alimentar contra a Fome, realizada este fim de semana, dias 2 e 3 de Junho, angariou 115 toneladas de alimentos no Algarve, menos dez toneladas do que na campanha realizada em Maio do ano passado.

A nível nacional, os Bancos Alimentares Contra a Fome angariaram perto de 1602 toneladas de alimentos, menos 243 toneladas do que no ano anterior, o que segundo a Federação dos Bancos Alimentares pode ser explicado «sobretudo pelo fim-de-semana de ponte, que levou muitas pessoas para longe dos seus locais habituais de residência e alterou assim o perfil habitual de consumo».

«As minhas palavras são de agradecimento a todos quantos participaram. Nunca nos cansamos de sublinhar, com grande reconhecimento, a generosidade reiterada dos portugueses, tanto os que doam alimentos, como os voluntários que ajudam na organização. Ao fim de quase trinta anos, eles continuam a acreditar nesta ideia, contribuindo com a sua ajuda individual para dar uma grande ajuda coletiva aos mais de 400 mil dos seus concidadãos que se confrontam ainda com carências alimentares», afirmou Isabel Jonet, presidente da Federação dos Bancos Alimentares.

Os alimentos recolhidos começarão a ser distribuídos «já a partir da próxima semana, contribuindo assim para ajudar a suprir as necessidades alimentares de cerca de 400 mil pessoas, apoiadas por 2600 instituições, quer através de cabazes de alimentos, quer através de refeições confecionadas servidas em lares, creches, apoio domiciliário, cantinas sociais, etc».

Os alimentos mais doados na campanha foram os produtos não perecíveis (leite, arroz, azeite, massas, açúcar, enlatados), «representando aqui também uma adesão à ideia promovida pelo Banco Alimentar de partilha», conclui a Federação dos Bancos Alimentares.

Estiveram envolvidos na campanha de angariação, a nível nacional, 42 mil voluntários em 2000 lojas.

Quem não teve oportunidade de contribuir no fim-de-semana pode ainda fazê-lo até 10 de Junho através da campanha “Ajuda Vale” com vales de produtos disponíveis nas caixas dos supermercados, bem como no portal de doação online.

Comentários

pub