Trio acusado de burlar e furtar homem de 90 anos em Albufeira

Um homem e duas mulheres acusados de ter burlado um idoso de 90 anos residente no concelho de Albufeira e […]

Crédito: Depositphotos

Um homem e duas mulheres acusados de ter burlado um idoso de 90 anos residente no concelho de Albufeira e de o ter lesado em mais de 340 mil euros vão a tribunal, acusados de vários crimes, entre os quais burla qualificada, falsas declarações e furto.

Os factos de que o trio é acusado remontam aos anos de 2015 e 2016. Segundo o Ministério Público, as duas arguidas, mãe e filha, com 54 e 22 anos, respetivamente, ajudados por um homem de 66, afilhado da vítima, aproximaram-se do nonagenário «e, a pouco e pouco, foram conquistando a sua confiança».

«O ofendido tinha um património considerável, designadamente em imóveis e em contas bancárias, morava sozinho numa localidade do concelho de Albufeira e não sabia ler nem escrever, sendo, por tudo isso, especialmente vulnerável», descreve o MP.

Segundo a acusação do Ministério Público, estes três arguidos – há um quarto, um advogado de 63 anos, acusado de falsificação de documentos -, «aproveitando-se dessa vulnerabilidade e enganando a vítima acerca do conteúdo dos documentos que lhe apresentaram, levaram-na a assinar procurações a seu favor, contratos-promessa de compra e venda de imóveis, registos de transmissão de imóveis e de um automóvel, recibos de quitação, etc».

O grupo de alegados burlões também terão levantado dinheiro das contas bancárias da vítima e «pediram-lhe elevadas quantias a título de empréstimo, sem qualquer intenção de lhas devolverem».

«A própria casa onde o ofendido vivia deixou, por esse modo, de ser sua. Com o seu comportamento, esses arguidos terão causado à vítima um prejuízo de mais de 340 mil euros», concluiu o MP.

As duas mulheres e o afilhado da vítima estão acusados dos crimes de burla, burla qualificada, falsas declarações, falsificação de documento, abuso de confiança e furto.

O inquérito foi dirigido pelo Ministério Público de Albufeira do Departamento de Investigação e Ação Penal de Faro, com colaboração da Polícia Judiciária de Faro.

Comentários

pub