Trilogia sobre património poético e musical português homenageia Fernando Pessoa em Tavira

Fernando Pessoa vai ser homenageado pela associação Partilha Alternativa, no âmbito do programa cultural de Tavira “Viva a Primavera”, nos […]

Fernando Pessoa vai ser homenageado pela associação Partilha Alternativa, no âmbito do programa cultural de Tavira “Viva a Primavera”, nos dias 11, 16 e 27 de Maio, sempre às 18h30, com uma trilogia sobre património poético e musical português.

“Lopes Graça & Pessoa” (dia 11, Biblioteca Municipal Álvaro de Campos), “A Carta da Corcunda para o Serralheiro” (dia 16, Rua da Galeria) e “Un Soir a Lima” (dia 27, Casa Álvaro de Campos) são as peças que vão ser apresentadas.

Segundo a Câmara de Tavira, estas três criações de artistas tavirenses, que estrearam aquando da Festa dos Anos de Álvaro de Campos, em 2017, «exploram diferentes facetas do poeta Fernando Pessoa».

Na peça “Lopes Graça & Pessoa”, Josué Nunes acompanha à guitarra o ator Luís Luz, num recital de poemas e reflexões sobre a música e o modernismo na poesia de Fernando Pessoa e de Mário Cesariny.

Já “A Carta da Corcunda para o Serralheiro” reflete Maria José, a voz feminina que mais se faz ouvir no universo pessoano. Integram esta peça Susana Nunes, Merícia Lucas e Argenis Nunes.

A última peça da trilogia, “Un soir a Lima”, é protagonizada pelo ator Renato Aires e pelo pianista Marcelo Montes, e descreve os serões de que Pessoa tem lembrança, em Durban, África do Sul.

O poema é dito ao som de excertos dos compositores favoritos ou contemporâneos do poeta e da valsa que, em 2016, Marcelo Montes compôs para Álvaro de Campos. Começa com alguns acordes da Ballada nº 1 Op.16 de Vianna da Motta, composta em 1905, ano em que Fernando Pessoa regressa de Durban, e termina com a peça “Un Soir a Lima” de Félix Godefroid.

Comentários

pub