Seis pontes metálicas ferroviárias da Linha do Sul estão em obras

Seis pontes metálicas ferroviárias da Linha do Sul, no Alentejo e no Algarve, estão a ser alvo de obras de […]

Seis pontes metálicas ferroviárias da Linha do Sul, no Alentejo e no Algarve, estão a ser alvo de obras de tratamento anticorrosivo, numa intervenção da responsabilidade da empresa Infraestruturas de Portugal.

Trata-se das pontes de Garvão II, Totenique, Consulta, Padronito, Mira e do Barranco Longo, localizadas no troço da Linha do Sul que atravessa os concelhos de Ourique, Odemira e Silves.

Esta intervenção de manutenção preventiva, no reforço das condições de fiabilidade e segurança da infraestrutura ferroviária, representa um investimento de cerca de 800 mil euros e tem um prazo de execução de 210 dias.

A realização destes trabalhos, efetuados pela IP de forma periódica, «revestem-se da maior importância para a preservação e manutenção das estruturas metálicas atenuando os efeitos nocivos da exposição aos vários agentes, tais como a humidade, a salinidade ou a poluição», sublinha a empresa.

Na Linha do Sul, existem 180 pontes, das quais 33 são metálicas.

Da rede ferroviária nacional, fazem parte 2.358 pontes, sendo que destas 547 são pontes metálicas – algumas delas centenárias e de elevado valor histórico e simbólico – e que graças aos esforços de preservação e manutenção permanecem ao serviço sem limitações.

Comentários

pub