Segredos do concelho de Olhão revelaram-se em mais uma Fam Trip

Jornalistas, agentes e operadores turísticos redescobriram os segredos do concelho de Olhão em mais uma Fam Trip promovida pela Região […]

Jornalistas, agentes e operadores turísticos redescobriram os segredos do concelho de Olhão em mais uma Fam Trip promovida pela Região de Turismo do Algarve. A visita, em que o Sul Informação marcou presença, realizou-se esta quinta-feira, 24 de Maio.

O dia começou no Real Marina Hotel & Spa, a única unidade hoteleira de 5 estrelas do sotavento algarvio, localizada em Olhão, onde foram apresentados «os projetos mais importantes a desenvolver no concelho, de iniciativa pública e privada»..

Um deles é a requalificação da zona poente que, segundo a Câmara de Olhão, «irá transformar esta entrada da cidade num espaço aprazível de lazer. O projeto contempla a criação de jardins, praias urbanas, espaços comerciais e uma unidade hoteleira de baixa volumetria. Este investimento público de cerca de 3 milhões de euros começará a tornar-se realidade no início de 2019».

Outra zona que será alvo de uma renovação profunda será a frente ribeirinha com a requalificação dos jardins Patrão Joaquim Lopes e Pescador Olhanense, a envolvente dos Mercados Municipais e a Avenida 5 de Outubro, conferindo «a toda esta zona características mais modernas, polivalentes e, sobretudo, mais amigas dos peões», acrescenta a autarquia.

O início das obras está previsto já para Outubro, num investimento global a rondar 1,5 milhões de euros.

A transformação desta zona da cidade ficará completa com mais dois investimentos privados: o porto de recreio e o empreendimento Del Mar Marina.

Na primeira “paragem” da Fam Trip, os participantes ficaram ainda a conhecer mais dois projetos «cujos efeitos positivos se farão sentir na qualidade de vida dos olhanenses, mas também na experiência de quem visita a cidade e o concelho». O primeiro dos investimentos será a construção de habitação a custos controlados, «um investimento autárquico que pretende apoiar os olhanenses na compra de casa a preços sustentáveis», e a construção de um parque de estacionamento em altura nas imediações dos CTT, cujo orçamento estimado é de 1 milhão de euros, com início das obras previsto já para o segundo semestre deste ano.

As últimas “novidades” a serem apresentadas aos jornalistas, agentes e operadores turísticos foram a aplicação móvel e o site turístico do município, que serão lançadas a 16 de Junho, Dia da Cidade.

Os jornalistas, agentes e operadores turísticos tiveram depois a oportunidade de redescobrir a Ria Formosa num passeio de barco e percorrer o Caminho das Lendas, nos bairros históricos da Barreta e do Levante.

A abrir o apetite para o almoço, houve uma visita ao Museu da Conserveira do Sul, um projeto ainda em desenvolvimento, que dá a conhecer o passado da histórica empresa algarvia.

Depois do almoço, a visita seguiu para o interior do concelho de Olhão, onde foram revelados os segredos da premiada internacionalmente Casa Modesta e dos, também premiados, Azeites Monterosa.

No final do dia, a comitiva foi recebida no Vila Monte Farm House, em Moncarapacho, onde se degustaram os sabores da Ria Formosa, como ostras e amêijoas na brasa.

 

Fotos: Gonçalo Dourado|Sul Informação

Comentários

pub