Raquel Tavares dá concerto no “Terra de Maio & Algharb.come” da aldeia do Azinhal

Raquel Tavares dá um concerto no próximo dia 26 de Maio, às 22h00, na aldeia do Azinhal (Castro Marim), integrado […]

Foto: Raquel Tavares, publicada no Facebook

Raquel Tavares dá um concerto no próximo dia 26 de Maio, às 22h00, na aldeia do Azinhal (Castro Marim), integrado no evento “Terra de Maio”, que, este ano, se alia ao “Algarb.come”. 

Este ano abraçada pelo programa “365Algarve” e tendo como divisa a promoção e incremento da Cabra de Raça Algarvia e os saberes e sabores a ela associados, a “Terra de Maio & Algharb.come”, que decorre no Pavilhão Multiusos do Azinhal, oferece um diversificado programa, onde cabe a gastronomia local, a comercialização de produtos tradicionais, mostras de vinhos, artesanato ao vivo, demonstrações de cozinha, exposições, ateliês infantis e muita animação musical, com particular destaque para o fado e o flamenco no reflexo daquela que é a cultural local de um território transfronteiriço.

Na gastronomia, a 11ª edição da Terra de Maio apresenta dois grandes destaques: no sábado “Laboratório de Gostos”, com o chef Vitor Sobral, grande referência da gastronomia nacional, e, no domingo, o projeto Cataplay, promovido pelo restaurante Tertúlia Algarvia e que junta gastronomia, teatro, música ao vivo e até coreografias.

Ainda na gastronomia, há a 3ª edição do “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia”, que acontece no dia 26 de Maio, às 18h00. Este foi um desafio proposto pela autarquia de Castro Marim à ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia) e que resultará num queijo fresco com aproximadamente 40 quilos e 80 centímetros de diâmetro, para o qual serão necessários cerca de 170 litros de leite.

Apostando sempre em novas formas de atrair e promover a vinda de visitantes ao evento, este ano haverá uma rede de transportes gratuita chamada “A Rota de Maio”, que permitirá que os turistas instalados nas unidades hoteleiras do circuito Mata Rota – Altura – Monte Gordo – Vila Real de Santo António – Castro Marim possam deslocar-se até ao Azinhal.

A abertura da Terra de Maio, no dia 25, às 18h00, será animada pela “Tuna Feminina de Beja” e é marcada pela inauguração da exposição “Fado, Património da Humanidade”, uma reprodução da exposição permanente do Museu do Fado.

Segue-se um Laboratório de Gostos pela Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António e a apresentação da peça de teatro 2º Berço da Algarvia” (21h00), pela Associação SATORI. Depois de jantar, às 22h00, há baile com Fábio Lagarto.

No sábado, a manhã é dedicada a um seminário, com a participação da Universidade do Algarve, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e da Associação Odiana, com as temáticas do turismo criativo, gastronomia e agricultura.

Durante a tarde, a “Terra de Maio & Algharb.come” oferece várias demonstrações gastronómicas: o “Ronquear do Atum”, pela Confraria de Atum de Vila Real de Santo António, o showcooking pelo chef Vitor Sobral, o ateliê do pão, a recriação da “Vila de Amêijoas” e a 3ª edição do maior queijo de cabra de raça algarvia, com apresentação e prova promovida pela ANCCRAL.

Quanto à animação, o evento contará com o grupo de rua “Gaiteiros Abiul”, o Rancho Folclórico do Azinhal, fado com “Valentim Filipe & Raquel Peters” e o grande concerto de Raquel Tavares. A fechar esta noite da Terra de Maio estará o DJ Gustavo Vera, às 00h00.

Para os amantes de motorizadas, o último dia da Terra de Maio, domingo (27), começa às 9h00 com o 3º Encontro de Motorizadas, com encontro marcado no largo dos cafés da aldeia, numa organização da Associação Recreativa e Cultural do Azinhal. Na mesma manhã decorre uma caminhada, para todos os que se quiserem juntar, com partida da Casa do Povo do Azinhal.

Já às 13h00 decorre a entrega de prémios do 22º Concurso Nacional da Cabra de Raça Algarvia.

Durante a tarde, o grande destaque é a apresentação do espetáculo Cataplay, previsto para as 17h00, com degustação da cataplana no final. Há ainda o Laboratório de Gostos pelo chef David Domingues, do Praia Verde Boutique Hotel. Na música haverá a atuação do grupo de sevilhanas “Ballet Espanhol Gracia Diaz”, da Banda Musical Castromarinense e do grupo “Makarines”.

No sábado e no domingo, dias 26 e 27, será ainda possível participar em workshops de fabrico de queijo artesanal e de tosquia, experimentar a equitação e fazer passeios de burro, além das demonstrações equestres e da exposição de animais, com destaque para a cabra de raça algarvia.

Cofinanciado pelo programa 365 Algarve, “A Terra de Maio & Algahrb.come” é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia de Azinhal e Associação Backup, com o projeto Algahrb.come.

A iniciativa conta com a colaboração do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Turismo de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Casa do Povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal, marca Natural.pt e é um evento integrado integrada no programa Bandeira Azul.

Comentários

pub
pub