Ombria Resort apresenta design da primeira fase do projeto a cargo da Promontório

O Ombria Resort – o novo empreendimento imobiliário de luxo situado no coração do Algarve, na zona de Querença e […]

O Ombria Resort – o novo empreendimento imobiliário de luxo situado no coração do Algarve, na zona de Querença e Tôr – apresenta o seu design arquitetónico por detrás da primeira fase do projeto.

Com um investimento inicial de 100 milhões de euros, a primeira fase de desenvolvimento do Ombria Resort engloba um hotel de 5 estrelas, o Viceroy at Ombria Resort, com 76 quartos e suites de luxo, as Viceroy Residences at Ombria Resort, que incluem 65 apartamentos turísticos, e ainda as Alcedo Villas e o Oriole Village.

O conceito de design do masterplan do Ombria Resort e do hotel de 5 estrelas Viceroy at Ombria Resort e das Viceroy Residences foi desenvolvido pela WATG, uma das empresas líderes a nível mundial no que diz respeito ao setor do design integrado.

O design interior do complexo hoteleiro foi desenvolvido pela Wimberly Interiors (parte da WATG), enquanto os arquitetos portugueses da Promontório criaram o projeto de arquitetura e paisagismo do hotel, bem como o conceito de design e projetos das Alcedo Villas e Oriole Village.

Todo o design se inspira, segundo os promotores, «nas características, formas, materiais e temas da região do barrocal algarvio, respeitando, desta forma, o ethos global do resort “Carved by Nature”», que em português quer dizer esculpido pela natureza.

«Todos os designers e arquitetos envolvidos partilham de uma visão comum: a criação de um novo destino de luxo sustentável, promovendo e apoiando a região interior do Algarve, contribuindo para a economia local, valorizando a cultura da região e as tradições culturais, abraçando os artesãos locais e o seu conhecimento dos materiais, aperfeiçoado ao longo dos anos».

Concebido como uma elegante vila portuguesa, com todo o charme e carácter que lhe são reconhecidas, o design elegante do hotel Viceroy at Ombria Resort e das Viceroy Residences vai refletir a «arquitetura envolvente do interior do Algarve, bem como o estilo das cidades tradicionais mais próximas».

Os arquitetos da Promontório são os responsáveis pelo projeto arquitetónico do hotel Viceroy at Ombria Resort, pelas Alcedo Villas e também pelo Oriole Village.

A Promontório é uma empresa portuguesa líder de arquitetura, planeamento, paisagismo, design de interiores e design gráfico, que «aplica uma abordagem holística à arquitetura, criando espaços sustentáveis, com preferência por materiais de origem local».

O interior do hotel Viceroy at Ombria Resort, concebido pela Wimberly Interiors, está em total conformidade com o conceito geral do resort.

«As paredes rebocadas à mão evocam memórias do tradicional design português, enquanto o esquema de cores de padrão azul e branco presta homenagem aos azulejos tradicionais espalhados por todo o país e que são inspirados pelas origens locais. Materiais de origem local são usados frequentemente, com preferência por materiais recuperados sempre que possível».

As Alcedo Villas são compostas por 12 moradias individuais, localizadas junto ao hotel Viceroy at Ombria Resort. Com uma área interna bruta compreendida entre os 330 e os 500 metros quadrados, o design da Promontório garante que cada casa tenha a sua individualidade, ao mesmo tempo que se integra no conceito comum: «uma casa portuguesa única e contemporânea com um design tradicional e que combina com a paisagem».

«O design das moradias maximiza a privacidade e a exposição solar, ao mesmo tempo que permite vistas panorâmicas sobre o campo de golfe, o rio e sobre a paisagem circundante».

Para o Oriole Village, que vai contar com cerca de 83 apartamentos, moradias em banda e vivendas, a Promontório inspirou-se numa aldeia tradicional do Barrocal Algarvio, para recriar um espaço «onde a natureza é respeitada e protegida e também onde as espécies de vegetação locais são utilizadas para realçarem e se integrarem com a paisagem local».

O empreendimento da Quinta da Ombria, no interior do concelho de Loulé, tem sido dos mais contestados em todo o Algarve, devido à localização e dimensão do projeto. Polémica é a palavra que melhor descreve a história da Quinta da Ombria, um terreno de 153 hectares situado na zona do Morgado da Tôr, entre Querença e a Tôr, paredes meias com a Paisagem Protegida Local da Fonte da Benémola e situado sobre o aquífero Querença-Silves, a maior reserva de água da região.

A contestação foi tal que a Liga para a Proteção da Natureza acabou por apresentar, em 2009, uma queixa à Comissão Europeia.

A decisão final de Bruxelas de arquivar o processo e não dar seguimento ao processo foi tomada em 2011, mas não sem que a Comissão Europeia recebesse dos promotores do projeto «as garantias necessárias, à luz do direito comunitário, para a implantação da Quinta da Ombria, apesar da sensibilidade ecológica do local escolhido para a sua construção».

Em 2014, os norte-americanos da Viceroy Hotels & Resorts, que  irão explorar o futuro hotel do empreendimento, aliaram-se ao projeto. O complexo turístico avança fruto de um investimento do Pontos Group, um fundo finlandês de private equity, que entretanto transformou o projeto, de forma a torná-lo mais “verde” e integrado na paisagem. Os primeiros alvarás foram conseguidos no ano seguinte, 2015.

A simbólica primeira pedra foi lançada a 25 de Agosto do ano passado, altura em que foram dadas garantias de que a sustentabilidade ambiental e a integração do empreendimento turístico na comunidade que o envolve, servindo como motor da economia local, seriam aspetos importantes.

 

Comentários

pub