Odemira e Serpa juntam-se para falar sobre estratégias de acolhimento de imigrantes

Os Municípios de Odemira e Serpa vão ter uma reunião esta terça-feira, 8 de Maio, para debater estratégias de acolhimento […]

Imigração e Multiculturalismo

Os Municípios de Odemira e Serpa vão ter uma reunião esta terça-feira, 8 de Maio, para debater estratégias de acolhimento e integração de imigrantes. 

A reunião contará com a presença de João Coelho, adjunto da secretária de Estado da Administração Interna.

Esta reunião decorrerá a partir das 11h00, no Centro de valorização da Cultura Local, em Odemira. Durante a manhã serão apresentados e debatidos o “Odemira Integra – Plano Municipal para a Integração de Imigrantes”, criado em 2015, e o projeto “Serpa Interculturalidades”, apresentado em Fevereiro deste ano.

Para a tarde está reservada a apresentação de projetos complementares que resultam da execução do “Odemira Integra – Plano Municipal para a Integração de Imigrantes”, enquanto exemplos de ação no território, designadamente da atividade e funcionamento do CLAIM (Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, que em Odemira é itinerante), do Projeto ST.e6g (que visa dinamizar atividades de ocupação de tempos livres para crianças e jovens nacionais e de imigrantes S. Teotónio), do projeto Growing Together (que tem por objetivo a capacitação de imigrantes como cidadãos e educadores locais) e do projeto Giramundo (que pretende promover a integração dos imigrantes através da ideia “movimento do mundo dentro de Odemira” e a transformação que Odemira está a viver a par do crescimento das relações interculturais).

O objetivo é partilhar experiências e informação no âmbito das políticas locais de acolhimento e integração de Odemira e Serpa, municípios que conhecem uma crescente procura pela comunidade de imigrantes.

Em Odemira a maioria da comunidade de cidadãos imigrantes é originária de países da União Europeia, mas uma considerável percentagem é de várias nacionalidades de origem asiática, fixando-se na faixa litoral, onde estão instaladas as grandes empresas agrícolas, tal como o Sul Informação contou nesta reportagem. 

Comentários

pub