Odemira avança com obras em estradas municipais no valor de 593 mil euros

O Município de Odemira está a avançar com obras de beneficiação de estradas municipais, num investimento de cerca de 593 […]

road sign with arrow white before excavation for the laying of t
Créditos: Depositphotos

O Município de Odemira está a avançar com obras de beneficiação de estradas municipais, num investimento de cerca de 593 mil euros, valor assumido pela autarquia sem financiamento comunitário. 

De acordo com a Câmara de Odemira, «estão a decorrer quatro empreitadas em Caminhos Municipais (CM), em zonas rurais e de acessos muito utilizados pela população local».

São quatro os troços beneficiados: o CM 1162-2, entre Luzianes-Gare e Corte Brique, no valor de 148.700 euros, empreitada adjudicada à Mota Engil, o CM 1187, entre Corte Sevilha e Carapetos, no valor de 147.781 euros, a cargo da empresa Vibeiras, a Estrada Municipal (EM) 552, entre Portela da Fonte Santa e Viradouro, no valor de 149.903 euros, pela empresa Bripealtos, e a EM 532-3, entre Monte da Estrada e Relíquias, com o valor de 147.206 euros, pela empresa Plenavia.

A grande extensão territorial do concelho de Odemira «tem inerente uma extensa rede rodoviária. Odemira possui 314 quilómetros de Estradas e Caminhos Municipais pavimentados e cerca de 200 quilómetros de Estradas Nacionais (EN)», explica a autarquia.

A manutenção e beneficiação da rede rodoviária municipal acarretam grande esforço financeiro para a autarquia. Contudo, o Município diz que tem dado «prioridade» ao «investimento nas infraestruturas de comunicação, procurando melhorar as vias de comunicação existentes e criar novas vias de comunicação, que atenuem o isolamento das populações, que possibilitem um intercâmbio económico e social».

Por isso, a autarquia garante uma «grande preocupação» com o «evidente estado de degradação em que se encontram as principais Estradas Nacionais que servem o território: a EN 120 (na ligação Cercal do Alentejo, S. Luís, Odemira, S. Teotónio e Odeceixe), a EN 123 (ligação entre Ourique/Santa Luzia e Odemira) e a EN 266 (ligação entre S. Martinho das Amoreiras, Luzianes-Gare, Santa Clara-a-Velha, Sabóia e Monchique).

Comentários

pub