“O último dia de um condenado” sobe ao palco do Auditório de Albufeira

A peça de teatro “O último dia de um condenado” sobe ao palco do Auditório Municipal de Albufeira, no próximo […]

A peça de teatro “O último dia de um condenado” sobe ao palco do Auditório Municipal de Albufeira, no próximo sábado, 12 de Maio, às 21h30.

Esta é uma peça com interpretação de Virgílio Castelo, sendo uma adaptação de um texto original de Victor Hugo, publicado em 1862, considerado um manifesto a favor da abolição da pena de morte.

Segundo a Câmara de Albufeira, «é uma crítica mordaz à pena de morte, onde o autor questiona a justiça por tamanha barbaridade que é tirar a vida a um ser humano, mesmo que seja culpado por um crime de sangue».

Foi no mês de Maio do ano de 1885 que Victor Hugo morreu e é neste mês que Albufeira lembra o grande romancista francês e uma das suas obras mais emblemáticas, a partir de uma adaptação ao teatro.

Victor Hugo sempre esteve contra a pena de morte e chegou a escrever ao Diário de Notícias quando Portugal aboliu a pena de morte: “Está pois a pena de morte abolida nesse nobre Portugal, pequeno povo que tem uma grande história”: assim diz o célebre romancista numa carta publicada naquele Jornal e endereçada a Eduardo Coelho, o fundador do jornal.

A carta está datada de “Hauteville-House, 2 de Julho de 1867”, dia seguinte ao da abolição da pena capital em Portugal, Lei aprovada no reinado de D. Luís e pioneira na Europa.

O texto, um original de Victor Hugo, publicado quando tinha apenas 27 anos, foi uma tomada de posição política que lançou um profundo debate sobre a abolição da pena de morte.

Os bilhetes para esta peça custam 5 euros e estão à venda na Câmara Municipal de Albufeira/ Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) e Biblioteca Municipal Lídia Jorge, nos dias úteis (9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00) e no Auditório Municipal, no dia do espetáculo, entre as 19h30 e as 21h15.

Comentários

pub