O Rui cumpriu o seu sonho e vai ter um cão de assistência

O Rui Marques conseguiu cumprir o seu sonho. A campanha de angariação de fundos recolheu os 5 mil euros necessários […]

A cadela do Rui, quando era ainda muito novinha

O Rui Marques conseguiu cumprir o seu sonho. A campanha de angariação de fundos recolheu os 5 mil euros necessários e este jovem autista de Porches (Lagoa) vai finalmente ter uma cadela de assistência.

Além dos muitos donativos particulares de menor monta (mas igualmente importantes), houve uma contribuição privada no valor de 2355 euros, que cobriu o valor que faltava.

E o próprio Sul Informação «muito ajudou para esta causa, com a reportagem que publicou», como disse, ao nosso jornal, Elsa Marques, a mãe do Rui.

Agora, de acordo com a previsão avançada pela Associação Portuguesa de Cães de Assistência ao Sul Informação, a cadela será entregue já na próxima semana ao jovem autista.

Para já, o animal não tem ainda nome oficial, até porque se prevê que seja o jovem Rui a batizar aquela que se tornará a sua melhor amiga.

Aluno na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, o Rui, que gosta de desenhar, de carros e de computadores, poderá assim passar a ter uma vida mais autónoma.

É que, como recordou o pai do Rui ao Sul Informação, aquando da publicação da reportagem, «o meu filho não consegue andar sozinho na rua e, mesmo dentro de casa, é preciso estar sempre com ele. Ao atravessar uma estrada, ele não tem noção do perigo».

O jovem Rui, com os pais

No fundo, a cadela, que já completou a fase de treino, num processo que, no total, custa 5 mil euros, será uma ligação do Rui ao mundo. Numa pessoa que sofre de autismo, a presença de um cão de assistência é importante porque, além de lhe dar independência, ajuda a acalmar em momentos mais críticos. Aliás, estes cães são treinados para isso mesmo.

Como diziam os pais do Rui ao nosso jornal, «tudo o que fazemos é para ele. Há dias difíceis, claro que há, mas tentamos tudo para deixar o nosso filho mais bem preparado para quando nós não estivermos cá. Esse é o nosso pânico».

Esta campanha de angariação de fundos foi promovida pela Associação Portuguesa de Cães de Assistência, que expôs o caso. Desde 2014, já foram oito os cães de assistência certificados por esta associação.

Comentários

pub