Novas instalações do INEM no Algarve vão ser em Loulé

As novas instalações do INEM (Instituto de Emergência Médica) no Algarve vão ser construídas em Loulé, num investimento de 1,5 […]

As novas instalações do INEM (Instituto de Emergência Médica) no Algarve vão ser construídas em Loulé, num investimento de 1,5 milhões de euros que deve estar concluído «até final de 2020». 

Esta quarta-feira, 9 de Maio, foi assinado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé, o contrato de cooperação interadministrativa entre a Câmara Municipal e o INEM que permitirá construir na cidade de Loulé as novas instalações deste instituto na região.

O edifício, criado de raíz, irá localizar-se à saída da cidade, em direção a Quarteira, junto ao nó da A22, naquela que é já designada como a «“cidadela” de proteção e segurança do Algarve, onde se encontram outros equipamentos como o Quartel de Bombeiros Municipais, o Heliporto, onde está em permanência o helicóptero do INEM e as futuras instalações do CDOS – Comando Operacional de Operações de Socorro de Faro da Autoridade Nacional da Proteção Civil (em fase de construção)», explica a Câmara de Loulé.

Estas instalações terão um âmbito regional uma vez que irão servir todo o Algarve, contribuindo para que o INEM possa «satisfazer as suas necessidades e cumprir a sua missão com mais eficácia, nomeadamente garantir a assistência adequada às vítimas de acidente e doença súbita e, enquanto agente de proteção civil, poder ter melhores condições para garantir o socorro e assistência às populações em caso de necessidade», como explicou Luís Meira, presidente do Conselho Diretivo do instituto.

Este responsável anunciou que, com a criação destas instalações, pretende-se reativar a delegação do INEM que há uns anos atrás funcionou na região, faltando apenas para tal uma alteração estatutária.

«Estamos focados em garantir que a operacionalidade volte a ser a mesma de há alguns anos, nomeadamente com a reativação do Centro de Formação de Faro e com a dotação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de todas as capacidades que temos no Porto, em Coimbra e Lisboa», frisou este responsável.

Já Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, salientou a importância deste contrato de cooperação interadministrativa no contexto regional.

«O Município de Loulé dá, assim, um contributo para a reabilitação de um dos serviços fundamentais da órbita do Serviço Nacional de Saúde no Algarve», considerou o autarca.

Após a celebração deste contrato de cooperação, irá desenvolver-se o projeto do edifício. Tal como está protocolado, as instalações entrarão em funcionamento até ao final de 2020. O valor previsto com o projeto de execução, a empreitada e a sua fiscalização rondará os 1,5 milhões de euros.

Comentários

pub