Melhores atletas de ginástica rítmica do mundo voltam a Portimão

Maio é mês de Ginástica Rítmica em Portimão com a realização das duas provas máximas da disciplina em Portugal: Torneio […]

Foto de arquivo: Nelson Inácio | Sul Informação

Maio é mês de Ginástica Rítmica em Portimão com a realização das duas provas máximas da disciplina em Portugal: Torneio Internacional de Portimão (TIP) e Taça do Mundo de Ginástica Rítmica – Jogos Santa Casa, numa organização da Federação de Ginástica de Portugal, da Câmara Municipal de Portimão e da Associação Turismo de Portimão.

Amanhã, sexta-feira, dia 4, arranca aquela que é a prova mais antiga do calendário nacional de competições. O Torneio Internacional traz a Portimão cerca de 70 jovens ginastas provenientes de 11 países.

Entre as delegações presentes destacamos a presença de dois nomes bem conhecidos do público de Portimão: as ex-ginastas russas Eugénia Kanaeva (bicampeã olímpica) e Oxana Skaldina (medalha de Bronze nos JO de 1992, agora no papel de treinadoras.

Portugal, que no ano passado conquistou, pela primeira vez, na 26ª edição do TIP, o 1º lugar por equipas, no escalão Júnior, estará representado por uma forte delegação composta por quatro ginastas Seniores – Beatriz Santos (SAD), Maria Canilhas (GCP), Margarida Ferreira (GCP) e Laura Sales (GCP) -, e 11 Juniores – Carolina Lima (GCP), Dinora Bondar (GCP); Luana Gomes (GCP); Mª Beatriz Pinto (CNM); Rita Araújo (GCP), Bárbara Santos (AAE); Beatriz Freitas (CSM); Beatriz Salvador (AAE), Beatriz Verhaeghe (SAD); Dalia Porokhnya (GCP); Madalena Lages (BFC); Mariana Fonseca (AAE) e Sofia Bolaños (SAD).

O TIP antecede a realização da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica – Jogos Santa Casa. A etapa portuguesa do circuito mundial da disciplina arranca já na próxima semana, dia 11 de Maio, e traz a Portimão a elite mundial da Ginástica Rítmica.

Na edição de 2018 da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica de Portimão – Jogos Santa Casa, participam cerca de duas centenas de ginastas, em representação de 22 países.

Estarão em competição 37 ginastas individuais e 10 conjuntos, num total de cerca de 100 ginastas. Números que representam um forte crescimento em relação à edição anterior.

Em 2017, a prova contou com a participação de 42 ginastas em representação de 12 países. Este foi o ano do regresso da etapa portuguesa da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica a Portimão, depois de um interregno de vários anos. «Aquela que já foi apelidada da melhor Taça do Mundo do circuito, pela excelente organização, logística e infraestrutura, volta a lutar pela conquista do seu antigo estatuto», salienta a organização.

Num ano que será marcado por uma forte participação e pela presença da elite mundial da disciplina, destaque, desde já, para as maiores delegações em competição, designadamente a Bielorrússia e o Azerbaijão.

Portugal terá duas ginastas entre a elite mundial da disciplina: Laura Sales (Ginásio Clube Português) e Margarida Ferreira Correia (GCP) representarão as cores da bandeira portuguesa.

Na vertente Individual, destaque para a presença das duas ginastas olímpicas Natalia Gaudio e Kaho Minigawa, que marcaram presença nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

 

História – A ligação de Portimão à Ginástica Rítmica

Com a participação de seis países e de apenas 20 ginastas, nascia em 1987 o Torneio Internacional de Portimão. Ao longo de 25 anos aquela que é a mais antiga prova internacional de ginástica em Portugal tornou-se uma referência no circuito internacional da disciplina.

O sucesso e o prestígio alcançado pelo TIP contribuíram para que Portimão recebesse, a partir de 2006, uma das Taças do Mundo do circuito internacional de GR.

A Taça do Mundo de Ginástica Rítmica de Portimão firmou em definitivo a ligação do município àquela que é uma das mais belas disciplinas de ginástica. A sua primeira edição serviu igualmente de pano de fundo à inauguração do Portimão Arena.

Entre 2006 e 2011, em simultâneo com o TIP, realizaram-se seis Taças do Mundo de Ginástica Rítmica em Portimão.

A cidade recebeu as melhores ginastas da modalidade entre as quais se destacam a campeã olímpica, mundial e europeia Alina Kabaeva e Evguenya Kanaeva, (que estará presente este ano no TIP como treinadora), a campeã do mundo Anna Bessonova, a ginasta favorita do público de Portimão, Alya Yussupova, Melitina Staniouta, Almudena Cid, e outras tantas que fizeram as delícias dos presentes.

Comentários

pub