Loulé celebra Dia do Município com homenagem a dois Guerreiros

Loulé celebra o Dia do Município no próximo dia 10 de Maio e, para assinalar a data, vai homenagear Luís […]

Loulé celebra o Dia do Município no próximo dia 10 de Maio e, para assinalar a data, vai homenagear Luís Guerreiro e Joaquim Guerreiro, personalidades louletanas que morreram em 2017. 

Será às 12h00, na Urbanização Boa Entrada, que serão descerradas duas placas toponímicas com os nomes de Luís Guerreiro, que foi presidente da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, de Querença, e de Joaquim Guerreiro, que foi vereador da Câmara de Loulé e grande impulsionador de eventos com o Festival MED e a Noite Branca.

As festividades começam, porém, bem mais cedo, logo às 9h00, com a Praça da República a acolher a cerimónia de hastear da Bandeira com a Banda Filarmónica Artistas de Minerva e os Bombeiros Municipais de Loulé. Segue-se a atuação do Coro Infantil de Loulé, acompanhado pela Banda Escolar da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva.

Às 10h00, na Sala da Assembleia Municipal, irá decorrer a Cerimónia Protocolar de Agraciados do Município de Loulé.

Este ano serão condecorados, com a Medalha de Mérito Municipal, Pedro Cary, campeão europeu de futsal, e Alexandre Costa, diretor da Escola Secundária de Loulé e presidente do Conselho Executivo da Associação Europeia para o Ensino da Astronomia (EAAE), que foi distinguido em 2010, pelo Ministério da Educação, com o Prémio Nacional do Professor.

No Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 11h00, o escritor Mário Cláudio irá receber o Grande Prémio de Literatura Associação Portuguesa de Escritores/Câmara Municipal de Loulé – Crónica e Dispersos Literários 2018.

Outro dos pontos altos do Dia do Município, que também coincide com o Dia da Espiga, será a inauguração da Olaria, na Rua Martim Moniz, projeto integrado no “Loulé Criativo”, às 15h00.

«Depois da Casa da Empreita e da Oficina do Caldeireiro, este é mais um espaço que aposta na valorização da identidade do território, tendo como força motriz a criatividade e a inovação. Apoia a formação e atividade de artesãos e profissionais do setor criativo, contribuindo para a revitalização das artes tradicionais e para a dinamização de novas abordagens ao património imaterial», diz a Câmara de Loulé.

O desfile etnográfico da Festa da Espiga, em Salir, está marcado para as 16h00. Este será um dos momentos mais importantes deste evento que, durante três dias (10, 11 e 12), irá animar esta vila serrana com muita música, gastronomia e artes tradicionais.

Ao longo de décadas, a Festa da Espiga tem sido um cartaz turístico do interior que se realiza em simultâneo com o Dia do Município de Loulé.

Comentários

pub