INEM anuncia reforço de meios de Emergência Médica no Algarve para o Verão

Os meios de emergência serão reforçados no Algarve no próximo Verão e já a partir de 1 de Junho. Isto […]

Os meios de emergência serão reforçados no Algarve no próximo Verão e já a partir de 1 de Junho. Isto mesmo vai ser anunciado amanhã, às 11 horas, no Auditório do Museu de Portimão, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O reforço do dispositivo de emergência médica preparado pelo INEM e pelos seus parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) começa no dia 1 de Junho e prolonga-se até 30 de Setembro, tendo por objetivo «reforçar a capacidade de resposta a situações de acidente ou doença súbita numa região que vê a sua população crescer de forma considerável no Verão».

Ao dispositivo já existente durante o resto do ano, composto por 38 meios de emergência médica disponíveis em permanência, acrescentam-se agora mais 14 meios de emergência médica: uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) em Tavira, dois Motociclos de Emergência Médica (MEM) em Portimão e Albufeira, nove ambulâncias do INEM na Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) em Armação de Pera, Lagos, Almancil, Albufeira, Altura, Portimão, Boliqueime e Ferreiras e duas ambulâncias do INEM nas Corporações de Bombeiros Voluntários (BV) de Albufeira e Portimão.

Reforço de meios do INEM no Algarve para o Verão

O INEM vai ainda reforçar o funcionamento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Faro, através da presença, 24 horas por dia, de dois Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) e de um Médico Regulador.

Em simultâneo, e para fazer face a eventuais situações de paragem cardiorrespiratória que ocorram, aquele instituto vai entregar dois Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) aos Bombeiros Voluntários de Tavira e aos Bombeiros Municipais de Olhão para utilização nas ilhas barreiras – Tavira e Armona.

Por outro lado, ao abrigo do protocolo recentemente assinado entre INEM, Autoridade Marítima Nacional e Câmaras Municipais de Faro e Olhão, o INEM vai atribuir um DAE e ministrar formação aos operacionais da embarcação Ria Solidária, que tem como principal missão o apoio às populações das Ilhas da Fuzeta, Armona e diferentes núcleos da ilha da Culatra e o transporte logístico de doentes e pessoas com mobilidade reduzida.

Este reforço de meios de emergência envolve o INEM e os seus parceiros, as Corporações de Bombeiros e a Cruz Vermelha Portuguesa.

Meios atuais do INEM no Algarve

A decisão de reforçar os meios de emergência à disposição da população na região do Algarve baseia-se, segundo nota do INEM, «numa análise pormenorizada das ocorrências nesta região».

Ainda assim, como demonstram os dados disponíveis, «o aumento da população durante o período estival não tem um aumento proporcional do número de solicitações ao INEM, mas justifica a necessidade de serem realizados ajustamentos regionais para melhorar a capacidade de resposta».

O INEM acrescenta que «quem escolher a região do Algarve para passar as suas férias tem a garantia de que o dispositivo de emergência médica na região é robusto e tem capacidade para dar resposta às necessidades».

Por último, o Instituto Nacional de Emergência Médica agradece «a capacidade demonstrada pelas Corporações de Bombeiros e Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa para, em estreita articulação com os meios do INEM, darem uma resposta eficaz no que concerne à assistência médica pré-hospitalar e, durante este período, colaborarem no esforço de reforço do dispositivo implementado para garantir maior segurança a todos os que escolherem o Algarve para as suas férias».

O INEM aproveita a oportunidade para recordar uma informação que pode salvar vidas: em caso de emergência ligue 112 e colabore com as autoridades. 

Lembre-se que os meios de emergência médica pré-hospitalar devem ser apenas utilizados em situações de emergência, ou seja, situações onde exista perigo de vida iminente.

No caso de não ser necessário enviar um meio de emergência, as chamadas serão encaminhadas para a Linha de Saúde 24 que procederá ao aconselhamento adequado à situação.

 

 

Comentários

pub