Fragata Hermione está em destaque nas comemorações do Dia da Europa em Portimão

A fragata Hermione, que vai estar ancorada em Portimão entre 8 e 10 de Maio, será um dos pontos centrais […]

A fragata Hermione, que vai estar ancorada em Portimão entre 8 e 10 de Maio, será um dos pontos centrais das comemorações no Algarve do Dia da Europa, que se assinala a 9 de Maio, quarta-feira.

A embarcação francesa vai receber a bordo a cerimónia institucional do hastear da bandeira da União Europeia, ao som do hino da Europa, às 10h00, e as intervenções oficiais também estão marcadas para o Porto de Portimão.

A fragata que transportou o Marquês de La Fayette até aos Estados Unidos da América, em 1780, para lutar pelo lado revolucionário na Guerra da Independência dos Estados Unidos da América, vai também estar aberta a visitas, entre as 9h30 e as 17h30, e a zona do porto será transformada na “Village La Fayette”, com animação até às 23h00 e vários stands de gastronomia, artigos francófonos e também da Europe Direct Algarve.

Em paralelo com estas atividades, estão ainda marcadas duas sessões intituladas “Europa nas estórias a falar francês”, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, e «múltiplas iniciativas paralelas, envolvendo as escolas e o movimento associativo», adianta a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Da parte da tarde, às 14h30, realiza-se uma sessão aberta ao público dedicada à discussão da Estratégia Regional para o pós-2020, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, pretendendo-se, segundo a CCDR, «o envolvimento dos variados atores económicos e sociais da região».

Durante todo o dia, o Museu Municipal de Portimão terá entrada livre, no âmbito da campanha “A Europa na Minha Região – Europe in my Region”, «que visa dar a conhecer aos cidadãos projetos desenvolvidos como apoio dos fundos da União Europeia na sua área de residência».

A fragata La Fayette foi reconstruída em 2015, de acordo com a traça original, «é o único navio no mundo construído inteiramente em madeira, utilizando materiais naturais e que continua a navegar pelos oceanos e veio ao Algarve por iniciativa da UFE – União dos Franceses no Estrangeiro (Delegação do Algarve), com o apoio do Município de Portimão e do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, encarnando o espírito de partilha subjacente ao Ano Europeu do Património Cultural’2018», explica a CCDR Algarve.

As comemorações do Dia da Europa no Algarve são organizadas pela CCDR Algarve, o Centro de Informação Europe Direct do Algarve, o Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 e o Município de Portimão.

As celebrações nacionais do Dia da Europa decorrem na véspera em Lisboa, incluindo um debate sobre a Democracia Digital na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa com a participação do Comissário Europeu Carlos Moedas, numa organização da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

 

Veja a programação completa aqui.

Comentários

pub