Feira de Garvão foi um «êxito» e confirmou a «vitalidade do mundo rural»

A Feira de Garvão, que se realizou de 11 a 13 de Maio naquela localidade do concelho de Ourique, foi […]

A Feira de Garvão, que se realizou de 11 a 13 de Maio naquela localidade do concelho de Ourique, foi um «êxito» que confirmou a «vitalidade do mundo rural». 

Este êxito ficou patente «nas exposições agrícolas, nos expositores e na participação de milhares de cidadãos nos três dias do certame, com um forte componente rural e popular», diz a Câmara de Ourique.

«Passado, presente e futuro estiveram bem presentes no pulsar de um povo e de uma região determinados em continuar a trabalhar para que as oportunidades do mundo rural sejam superiores aos riscos que, existindo, têm de ser combatidos e minimizados», acrescenta a autarquia.

Esta vivência rural esteve presente no Encontro de Produtores de Raça Garvonesa, num muito participado 1º Concurso de Alfeires de Porco Alentejano, no Concurso Regional de Garvão de Rafeiro do Alentejo, no Encontro de Cante do Baldão e na tradicional corrida de touros.

A «grande participação popular» honrou as tradições da Feira de Garvão como «palco maior da nossa ancestral ligação ao campo, aos animais, ao montado e às produções, projetando o evento para a próxima edição em que comemora» 25 anos.

Esta foi mesmo, provavelmente, «uma das melhores edições da Feira de Garvão, pujante no sentir das tradições, das vivências e das ambições, num esforço conjunto da Câmara Municipal de Ourique, da Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA), da Junta de Freguesia de Garvão e Santa Luzia e de muitos participantes e parceiros».

A XXIV Feira de Garvão «confirmou a vitalidade do nosso mundo rural, o nosso sentido de compromisso com as tradições e as marcas de identidade, nas dinâmicas do presente no território de Ourique e na construção de um futuro ainda com mais oportunidades, solidez e capacidade produtiva», conclui a Câmara de Ourique.

Comentários

pub