Europe Direct Algarve vai estar à conversa sobre as Eleições Europeias em Portugal e Espanha

O Centro Europe Direct Algarve, hospedado na CCDR Algarve, e o Centro de Informação Europeia da Diputación de Huelva (Europe […]

O Centro Europe Direct Algarve, hospedado na CCDR Algarve, e o Centro de Informação Europeia da Diputación de Huelva (Europe Direct Huelva) vão realizar, a convite da Comissão Europeia, um dos dez eventos transfronteiriços, a acontecer um pouco por todas as fronteiras dentro da União Europeia, até Março de 2019, sobre as eleições para o Parlamento Europeu.

Estas eleições vão ter lugar em Maio do próximo ano, em toda a União Europeia, dando a oportunidade a todos os cidadãos da UE de eleger os seus representantes para os próximos 5 anos.

Este evento, na fronteira Espanha-Portugal, terá três momentos e temas: o primeiro será já a 30 de Maio, em Tavira (Escola Secundária de Tavira), com o tema «O que é a Europa? Os últimos 10 anos».

O segundo está marcado para 25 de Outubro, na localidade espanhola de El Granado, com o tema «Os desafios e as opções que se perfilam para o futuro da Europa».

A 14 de Fevereiro de 2019, terá então lugar o último debate, em Vila Real de Santo António e em San Silvestre, onde se vai discutir «Quais as famílias políticas no PE que respondem aos diversos futuros que se perfilam para a Europa? Qual aquela ou aquelas que defendem o meu ideal de Europa? O meu voto conta!»

«A União Europeia é uma realidade que influencia de várias formas a nossa qualidade de vida. Nesse sentido, a Europa já não é uma opção. É o quadro em que as nossas vidas se movem. Torna-se então absolutamente necessário compreender os canais democráticos através dos quais os cidadãos podem dar “cor e forma” às políticas e decisões que vêm de Bruxelas, como é o caso do nosso voto nas eleições europeias. É necessária uma opinião pública europeia que esteja ciente das questões europeias e possa debater publicamente ideias sobre o futuro da Europa», salienta o Centro Europe Direct Algarve.

«A participação dos territórios: instituições, associações, grupos de cidadãos, representantes públicos, novos votantes, comunicação social, cidadãos em geral, é essencial no que se refere ao exercício da cidadania, para que cada um compreenda o valor da sua participação nas eleições europeias, para que se decida em conjunto o futuro da Europa», acrescenta aquele organismo.

Inscreva-se (link aqui para inscrição) e participe já no 1º Encontro, a 30 de maio, na Escola Secundária de Tavira. A Inscrição é obrigatória e deve ser feita até 25 de Maio (lugares limitados).

 

Cidadãos europeus, à conversa!

Tavira (Portugal), 30 de Maio

PROGRAMA (*)

10h00 Chegada dos participantes e entrega da documentação
10h30 Abertura
Facilitador: Susana Helena de Sousa, Jornal Baixo Guadiana
Francisco Serra, Presidente da CCDR Algarve
Jorge Botelho, Presidente da Câmara Municipal de Tavira
João Faria, Representação da Comissão Europeia em Portugal
M. Eugenia Limón Bayo. Vice-presidente da Diputación de Huelva
Sebastián Pérez Coronel. Coordenadora do Instituto Andaluz da Juventude em Huelva. Junta de Andaluzia.
Teresa Frontán Fernández. Comunicación, Partenariados y Redes. Representación de la Comisión Europea en España

11h00 Sondagem SLIDO.com
11h05 Apresentação do projeto-piloto, Razões de ser da União Europeia. Os últimos 10 anos, João Faria Representação CE em Portugal

11h50 Apresentação do filme “Europa 60 anos”

11h55 Pausa-café e Quebra-gelo, Carlos Reis , Ass Liláz

12h15 Trabalho de grupos: reflexões sobre questões relacionadas com a União Europeia hoje e sua evolução nos últimos 10 anos:

1. A União Europeia deve / não deve ter mais poderes na política externa, a política social e de tributação (deliberando por maioria e não por unanimidade).
2. No mundo globalizado de hoje, poderão os países que compõem a União Europeia enfrentar separadamente os enormes desafios que lhes são apresentados? (industrial, comercial, financeira, tecnológica e militar / diplomática).
3. A União Europeia avançou em termos de representação democrática dos cidadãos? Ou os Estados estão cada vez mais representados em vez de instituições?

13h00 Partilha das conclusões dos grupos, Sofia Martins, Cooperativa ECOS

Conclusões Susana Helena de Sousa (jornalista JBGuadiana)

13h45 Agradecimentos, Report e próximos eventos, Europe Direct Algarve e Huelva
Avaliação SLIDO.com

14h00 Almoço ligeiro

(*) hora portuguesa

Comentários

pub