Espanhol com isco de pesca para venda apanhado pela PM em Olhão

Um homem de nacionalidade espanhola, que transportava numa viatura grande quantidade de espécies marinhas procuradas para isco, apanhadas em volume […]

Um homem de nacionalidade espanhola, que transportava numa viatura grande quantidade de espécies marinhas procuradas para isco, apanhadas em volume superior ao permitido por lei, foi intercetado ontem pela Polícia Marítima, na área entre a Fuseta e a Torre D’Aires, em Olhão.

Segundo o Comando-local da Polícia Marítima de Olhão tratava-se de anelídeos (minhocão, salsichas, casulo), crustáceos (ralos) e caranguejo mouro, que foram avaliados «em cerca de 2000 euros no circuito comercial».

O homem foi apanhado no âmbito do controlo e fiscalização de atividades da pesca, e a sua interceção «resultou de um trabalho de recolha de informação e investigação desenvolvido ao longo dos últimos dias, por suspeita de ligação a indivíduos que a coberto de uma pesca lúdica, se dedicam à captura espécies para fins comerciais», explica a PM.

«Da ação, constatou-se a detenção e transporte de espécies em quantidades superiores ao legalmente permitido». Todas as capturas na posse do homem foram apreendidas e entregues ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera – Centro de Investigação de Marim.

A este tipo de ilícito corresponde uma coima entre os 200 e os 2000 euros, bem como a sanção acessória de perda dos produtos.

Perante os factos detetados, foi ainda comunicada e solicitada colaboração à GNR – Unidade de Ação Fiscal de Olhão – para «apuramento de eventuais infrações fiscais».

Comentários

pub