A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve entregou esta exta-feira, dia 11 de Maio, três viaturas elétricas às equipas de apoio domiciliário em Cuidados Paliativos dos ACeS e uma viatura todo-o-terreno, atribuída pela Missão Sorriso, ao projeto Diabetes na Serra de Silves da UCC Rio Arade.
As três viaturas elétricas foram entregues no âmbito da 1ª Fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública – ECO.Mob. destinadas às três Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da região.
As três novas viaturas elétricas vão ficar afetas às Equipas dos ACeS, em Lagoa (ACeS Barlavento), São Brás de Alportel (ACeS Central) e Tavira (ACeS Sotavento).
Isso permitirá reforçar os cuidados de proximidade e melhorar as condições de trabalho e de mobilidade dos profissionais de saúde.
A ARS Algarve acrescenta que, em parceria com o Fundo Ambiental, irá proceder à disponibilização e instalação dos respetivos pontos de recarregamento rápido em cada um dos locais onde as viaturas vão ficar sediadas.
No decorrer da cerimónia, no Laboratório Regional de Saúde Pública Dra. Laura Ayres, situado no Parque das Cidades, foi também entregue uma nova viatura todo-o-terreno à equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Rio Arade de Silves, adquirida com o prémio atribuído ao projeto «Diabetes na Serra de Silves», pela Missão Sorriso, como um dos projetos vencedores na edição de 2016.
Este projeto de intervenção comunitária visa a melhoria da acessibilidade aos cuidados de saúde e a vigilância junto da população mais idosa, através da realização de consultas efetuadas por uma equipa constituída por médica e enfermeiro no domicílio a utentes idosos e residentes na serra de Silves.
No entender de Paulo Morgado, presidente da ARS Algarve, esta nova viatura representa uma mais-valia para o reforço do apoio de proximidade prestado pela UCC Rio Arade.
«A Serra da Silves é uma zona de população muito dispersa, envelhecida, com muitas doenças crónicas, e esta nova viatura todo-o-terreno tem as características adequadas para percorrer os difíceis caminhos da serra, o que irá proporcionar boas condições de trabalho aos nossos profissionais, que diariamente fazem um esforço por estarem cada vez mais próximos das pessoas», sublinhou.
Paulo Morgado acrescentou que este é mais um exemplo de se está a «tornar o SNS cada vez mais próximo das pessoas, com mais e melhor capacidade de resposta àquilo que são as necessidades dos cidadãos».
A entrega das viaturas juntou as Direções Executivas, os Conselhos Clínicos e da Saúde dos ACeS, a coordenadora regional dos Cuidados Paliativos do Algarve, e ainda os vários elementos das equipas.
Paulo Morgado, presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, acompanhado dos vogais Josélia Gonçalves e Tiago Botelho, destacou que «entregar as viaturas a estas equipas é a forma de sinalizar a importância que damos aos Cuidados Paliativos e ao trabalho excelente trabalho desenvolvido por todos estes profissionais que integram estas equipas».
Destacou ainda que, com a aposta nestes «veículos modernos, com a mais alta tecnologia, ao nível da sustentabilidade ambiental, as três equipas de Cuidados Paliativos ficam dotadas dos mesmos meios em termos de unidade e de capacidade para se deslocarem a todos os concelhos dos respetivos ACeS a que pertencem, coisa que, até ao momento, ainda não estava devidamente operacionalizado. Ou seja, independentemente da sede onde as equipas estão afetas, aquilo que se pretende é que, a partir de agora, estas equipas prestem cuidados em todos os concelhos da região».
A Administração Regional de Saúde do Algarve foi uma das entidades públicas beneficiárias da 1ª Fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública – ECO.Mob. que recebeu no passado mês de Abril três veículos elétricos de tipologia “LP Inferior – Elétrico (AOV)”.
Com a candidatura a este programa que incentiva a aquisição de veículos elétricos na Administração Pública e insere-se no Programa para a Mobilidade Sustentável na Administração Pública 2015-2020 – ECO.mob., a ARS Algarve pretende «contribuir para promover a descarbonização e a melhoria do desempenho ambiental e simultaneamente renovar o seu parque automóvel».
No decorrer da sessão, os profissionais das Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da região tiveram ainda oportunidade de ficar a conhecer o modo de funcionamento destas viaturas elétricas, através da apresentação realizada pelos gestores do projeto da Unidade Compras e Logística e Gabinete de Instalações e Equipamentos da ARS Algarve.
Comentários