Dia da Europa levou «centenas de pessoas» a Portimão para visitar a fragata Hermione (e não só)

O Dia da Europa celebrou-se na passada quarta-feira, 9 de Maio, e «centenas de pessoas» rumaram a Portimão, o palco […]

O Dia da Europa celebrou-se na passada quarta-feira, 9 de Maio, e «centenas de pessoas» rumaram a Portimão, o palco regional das comemorações, para assinalar a efeméride. 

De acordo com a Comissão de Coordenação Regional (CCDR) do Algarve, o programa de comemorações envolveu «centenas de cidadãos de todas as idades e nacionalidades e muitos alunos das Escolas do segundo e terceiro ciclos do concelho».

O programa arrancou no Porto de Cruzeiros de Portimão com a cerimónia institucional do hastear da bandeira da União Europeia na réplica da fragata francesa Hermione La Fayette, com intervenções institucionais do presidente da Union des Français de l´Entranger (UFE) e de Francisco Serra, presidente da CCDR Algarve, e Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão.

«A Liberdade, a Democracia e a Solidariedade não são conquistas definitivas. É necessário trabalhar todos os dias para garantir a sua defesa e o Dia da Europa é um bom momento para sublinhar a importância destes valores», referiu Isilda Gomes.

«As atividades e festejos deste ano decorrem sob a égide do Ano Europeu do Património Cultural (AEPC), visando a promoção dos valores da cidadania e celebrar o projeto político que une os destinos de 500 milhões de cidadãos», sublinhou, por sua vez, Francisco Serra, presidente da CCDR Algarve.

Aquele responsável destacou ainda o papel do Centro de Informação Europeia Europe Direct Algarve, que «organizou diversas iniciativas, passatempos e animação dirigidos essencialmente à comunidade escolar na Village La Fayete e na Biblioteca Municipal, além de múltiplas atividades paralelas associadas, envolvendo associações e instituições ao longo de todo este mês de Maio».

Ainda na parte da manhã, a comitiva visitou a obra de requalificação do Jardim 1º de Dezembro e conheceu um pacote de projetos municipais em curso, alguns já com apoios aprovados e outros que o Município tenciona candidatar ao programa operacional CRESC Algarve 2020.

Na tarde, realizou-se mais uma sessão aberta ao público, que foi muito participada, sobre a Estratégia Regional para o pós-2020, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, que reuniu atores económicos e sociais do Barlavento Algarvio.

Durante todo o dia, o Museu Municipal de Portimão teve entradas livres, no âmbito da campanha “A Europa na Minha Região – Europe in my region”, que visa dar a conhecer aos cidadãos projetos desenvolvidos com o apoio dos fundos da União Europeia na sua área de residência.

 

Comentários

pub