Conselho Municipal de Juventude reuniu-se pela primeira vez em Lagoa

Lagoa tem, desde 9 de Maio, um Conselho Municipal de Juventude, que despertar os jovens para o exercício de uma […]

Lagoa tem, desde 9 de Maio, um Conselho Municipal de Juventude, que despertar os jovens para o exercício de uma cidadania ativa. Este é, no Algarve, um dos oito Conselhos Municipais de Juventude, num universo de 16 concelhos e «cabe-lhe o papel de facilitador na articulação das políticas de juventude com os diversos agentes locais».

Na primeira reunião deste órgão de consulta do município, participaram juntas de freguesia, assembleia municipal, juventudes partidárias e associações de estudantes.

Para além da confirmação «da vontade de conhecer, acompanhar e contribuir para processos de decisão relativos à vida dos jovens naturais do concelho», saíram deste primeiro encontro, segundo a Câmara de Lagoa, a constituição de uma mesa de apoio aos trabalhos, uma comissão para a elaboração do regimento (com o apoio técnico do município), e a indicação, pela primeira vez, de um representante de uma associação de estudantes para o Conselho Municipal de Educação.

«Destaco a importância da participação dos jovens em processos de governação local, como aquele que nos reúne aqui hoje, porque é algo que lhes diz diretamente respeito, mas também por lhes permitir encontrar oportunidades para aprender com as pessoas, as possibilidades e os limites da administração ‘da coisa pública’», referiu, na reunião, Luís Encarnação, vice-presidente da Câmara de Lagoa.

Segundo a autarquia lagoense, «sendo 2018 o ano da afirmação de Lagoa como Cidade Educadora, o Conselho Municipal de Juventude foi exortado a uma participação efetiva nos termos das suas competências, e ainda ao acompanhamento de outros processos participativos em curso em Lagoa, de que é exemplo a 5ª edição do Orçamento Participativo Municipal».

Comentários

pub