Centro de Saúde de Lagos ganha sala para consultas de medicina dentária

O Centro de Saúde de Lagos vai passar a ter uma sala de saúde oral e medicina dentária, onde haverá […]

O Centro de Saúde de Lagos vai passar a ter uma sala de saúde oral e medicina dentária, onde haverá consultas desta especialidade. 

O executivo municipal validou, por unanimidade, em reunião camarária decorrida esta quarta-feira, 16 de Maio, a atribuição de um subsídio de 19.680 euros à Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve para o apetrechamento da sala que irá permitir a criação da consulta de saúde oral e medicina dentária.

Na mesma reunião, foi aprovada, também por unanimidade, a minuta do protocolo de colaboração, a celebrar com a ARS, que tem como objetivo «congregar esforços e reunir as condições necessárias à criação de outros serviços de cuidados de saúde primários, nas áreas da prevenção, vigilância, tratamento e intervenção imediata», designadamente atividades de fisioterapia e uma nova Unidade de Saúde Familiar.

Este protocolo prevê, então, além da criação da sala de saúde oral e medicina dentária, a instalação de um pavilhão pré-fabricado, destinado a atividades de fisioterapia, assim como a realização de pequenas obras de adaptação necessárias para a sala de Saúde Infantil a afetar à Unidade de Saúde Familiar “Amendoeira”, cujo custo será todo suportado pelo Município, até ao montante de 90 mil e 30 mil euros, respetivamente.

A ARS suportará a contratação de médicos da especialidade e funcionários necessários aos serviços, assim como todas as despesas de funcionamento.

Para o Município de Lagos, esta parceria «é uma forma de dar corpo e expressão às atribuições e competências consagradas no regime jurídico das autarquias locais, as quais visam proteger os direitos e os interesses da comunidade em matéria de acesso à saúde».

«A aposta na articulação e colaboração entre entidades tem demonstrado ser um caminho para a resolução dos problemas e o reforço da prestação de cuidados de saúde primários», sendo que o papel da autarquia lacobrigense vai «muito além dos termos do protocolo agora aprovado, incidindo, de forma sistemática e permanente, nas áreas da promoção da saúde e da prevenção das doenças, através da dinamização de inúmeros projetos e atividades que fomentam junto da população a adoção de estilos de vida saudável», salienta a autarquia.

Sobre este protocolo, Maria Joaquina Matos, presidente da Câmara, referiu que, «desde a primeira hora, a disponibilidade da autarquia para colaborar na área da saúde tem sido total». Começando no apoio à instalação da primeira Unidade de Saúde Familiar (USF Descobrimentos) até ao apoio à instalação da segunda USF (USF Amendoeira), nenhum esforço foi poupado «para fazer sair Lagos da difícil posição em que se encontrava em matéria de cuidados de saúde».

As necessidades identificadas em muitas pessoas justificam, no seu entender, este apoio também dado para a instalação da sala de saúde oral e medicina dentária, a qual irá permitir o acesso a consultas públicas nesta especialidade, melhorando a sua saúde oral dos utentes, o que gera impacto positivo não apenas no estado geral de saúde de cada pessoa, mas facilita também a sua integração social e até profissional.

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Amendoeira do Algarve, com sede no Centro de Saúde de Lagos, e que também abrange o Polo de Saúde de Bensafrim e de Odiáxere, foi inaugurada há pouco tempo e integra nove enfermeiros, oito médicos de medicina geral e familiar e sete administrativos, compondo uma equipa multiprofissional que abrange cerca de 13600 utentes, o que se traduziu num aumento considerável da cobertura por médico de família a nível concelhio (um ganho assistencial previsto de 6784 utentes).

Também segundo informações da ARS Algarve, o Centro de Saúde de Lagos passou de 77,8% de utentes com médico de família para 82,2%, entre Novembro de 2017 e Fevereiro deste ano.

Comentários

pub