Bombeiros de Portimão passam a ter Equipa de Combate «24 horas por dia, 365 dias por ano»

Os Bombeiros de Portimão vão passar a ter uma Equipa de Combate a Incêndios «ao longo de todo o ano, […]

Foto de Arquivo

Os Bombeiros de Portimão vão passar a ter uma Equipa de Combate a Incêndios «ao longo de todo o ano, assegurando esta capacidade 24 horas por dia, 365 dias por ano». Esta é a grande novidade do Plano Operacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Rurais para 2018, aprovado na passada semana numa reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Portimão.

Além desta nova equipa, vão ser constituídas «uma Equipa de Reconhecimento e Avaliação da Situação Municipal e de uma Equipa de Apoio técnico-operacional ao Posto de Comando, à semelhança dos últimos 3 anos», segundo a Câmara de Portimão.

Na área da prevenção e defesa da florestas contra incêndio, a Câmara portimonense «conta investir até ao final do mês de Maio cerca de 600 mil euros em faixas secundárias de gestão de combustível, designadamente de proteção aos aglomerados populacionais, rede viária Florestal e pontos de água. Acrescem ainda a este valor assumido na íntegra pelo município, candidaturas realizadas pelo município para faixas da rede primária».

«Foram notificados até ao momento 76 proprietários de terrenos confinantes com habitações isoladas para realizarem a respectiva limpeza das áreas previstas na legislação vigente», acrescentou a autarquia.
Antes desta reunião, a proteção civil de Portimão já tinha andado no terreno, para levar a cabo «36 ações de Sensibilização para vários públicos-alvo que convivem com o espaço rural».

Este instrumento de planeamento e apoio à decisão será apresentado publicamente no dia 25 de Maio, às 10h00, durante a Algarsafe’18 – Feira Internacional de Proteção Civil e Socorro de Portimão, que decorrerá entre os dias 24 e 26 de Maio no Portimão Arena.

Comentários

pub