Bitori, Tribali e Metá Metá são nomes confirmados para o MED

O funaná de Bitori feat Chando Graciosa (Cabo Verde), a multisonoridade dos Tribali (Ilha de Malta) e a fusão alternativa […]

Metá Metá

O funaná de Bitori feat Chando Graciosa (Cabo Verde), a multisonoridade dos Tribali (Ilha de Malta) e a fusão alternativa dos Metá Metá (Brasil) são mais três confirmações para o 15º Festival MED, que se realiza de 29 de Junho a 1 de Julho, no Centro Histórico de Loulé.

Depois de Sara Tavares, Bitori feat Chando Graciosa é mais um dos nomes de Cabo Verde que vai subir ao palco do MED este ano.

Ao longo das últimas cinco décadas, estes foram dois de entre os vários artistas que transformaram o funaná num fenómeno dançante que saltou as fronteiras de Cabo Verde.

Nome maior do funaná, principalmente depois da respeitada editora Analog Africa ter ressuscitado o seu álbum “Bitori Nha Bibinha”, editado quase de maneira secreta em 1997, e o ter reeditado em 2016 com o título “Legend of Funaná”, Bitori tem uma vida pública dedicada à música. Ao seu lado na gravação do álbum de 1997 estava o cantor Chando Graciosa (que também toca ferro).

O mesmo Chando Graciosa que depois emigraria para a Holanda – e que viria a ter uma carreira musical de enorme sucesso – mas que é agora presença fiel nos seus concertos e na gravação do novo álbum de Bitorio. Um trabalho que continua a dar expressão ao funaná tradicional, cru, celebratório, sincrético e, igualmente, arma de protesto e de rebelião camponesa.

Birori

«Com uma atuação surpreendente e entusiástica na apresentação do 14º Festival MED, em Maio de 2017, no Cine-Teatro Louletano, desta vez os Tribali viajam da Ilha de Malta para pisar o palco do Festival», diz a Câmara de Loulé.

Este coletivo de contagiantes músicos aposta numa linguagem de fusão de géneros musicais (world music com dança, rock, reggae, ska e blues) e de instrumentação «que tem feito furor junto dos muitos fãs e multidões que os têm acolhido em inúmeros festivais um pouco por toda a Europa e não só».

«Diversidade, energia, surpresa, experimentalismo e festa são os ingredientes que os viajantes Tribali vão trazer a Loulé para incendiar os seguidores das sonoridades do mundo, dando assim o melhor mote para a edição de 2018 do MED».

Do Brasil para Loulé, Metá Metá foi criado em 2008 e é formado por Juçara Marçal (voz), Kiko Dinucci (compositor e viola) e Thiago França (compositor e saxcofone). Ao longo da carreira lançaram quatro discos de estúdio: Metá metá (2011), Metal metal (2012), MM3(2016) e Gira (2017), trilha sonora do espetáculo do Grupo Corpo. O álbum MM3, de 2016, chegou a ser indicado ao Grammy Latino de Melhor álbum de rock ou alternativo em língua portuguesa.

Tribali

Formado a partir de diferentes experiências dos seus elementos, Metá Metá «tornou-se um dos nomes mais aclamados dos últimos anos na música brasileira – pelo menos aquela fora do grande mercado. O grupo paulista mescla sonoridades de música brasileira e africana, com outras influências, nomeadamente jazzística e do rock. O lançamento digital de “Metá Metá” aposta na integração entre música e imagem e traz vídeos assinados por convidados».

A a apresentação do cartaz oficial completo do MED acontece já no próximo sábado, 26 de Maio, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano, numa noite que contará com um concerto de Omiri.

Até ao dia 24 de Junho, os bilhetes para o Festival MED podem ser adquiridos aqui, com os seguintes preços: bilhete diário – 10 euros, bilhete festival (acesso aos três dias de MED) – 25 euros e bilhete diário família (dois adultos e duas crianças até 16 anos) – 25 euros.

Para mais informações clique aqui.

Comentários

pub