Arquitetura hospitalar é tema de conferência em Faro

A cultura e a saúde voltam a encontrar-se na conferência “Instituições e Património Arquitetónico: um século de Arquitetura Hospitalar no […]

A cultura e a saúde voltam a encontrar-se na conferência “Instituições e Património Arquitetónico: um século de Arquitetura Hospitalar no Algarve”, que vai ter lugar no dia 30 de Maio, às 14h30, no auditório da Direção Regional de Cultura do Algarve, em Faro.

A sessão, inserida no ciclo de conferências “Saúde e Cultura”, contará com Jorge Varanda, administrador hospitalar, José Carlos Avelãs Nunes, doutorado em Arquitetura, Paulo Providência, docente na Universidade de Coimbra, e Sara Pelicano e Ilídio Pelicano, arquitetos, como convidados. A moderação estará a cargo da diretora regional de Cultura Alexandra Gonçalves.

Com esta conferência, a Direção Regional de Cultura algarvia, que promove o evento,  «pretende dar a conhecer uma visão da arquitetura hospitalar do passado ao presente, pensando no futuro e como se adapta a arquitetura às mudanças tecnocientíficas que se fizeram sentir na área da saúde ao longo dos tempos».

Na conferência, Jorge Varanda, administrador hospitalar, irá traçar uma breve perspetiva sobre a “Evolução dos Hospitais em Portugal: História e Arquitetura”.

De seguida, José Carlos Avelãs Nunes, doutorado em Arquitetura, irá fazer uma comunicação intitulada “O caixão branco com pregos: arquiteturas para ou contra a tuberculose? A relação evolutiva entre sanatórios, medicina e instituições”.

Paulo Providência, docente na Universidade de Coimbra irá abordar o tema “Leprosaria Nacional: reabilitação e obliteração de memória”. Sara Pelicano e Ilídio Pelicano, do gabinete de arquitetura ARIPA, irão falar sobre a “Arquitetura Hospitalar nos dias de hoje”.

As conferências do ciclo “Saúde e Cultura”, que decorrem entre os meses de Abril e Novembro de 2018, são evocativas do centenário de três acontecimentos marcantes de 1918: a Pneumónica ou Gripe Espanhola, a inauguração do Sanatório Carlos Vasconcelos Porto em São Brás de Alportel e o fim da 1ª Guerra Mundial.

O ciclo é promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve, o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa,dos Comboios de Portugal, o Museu do Trajo de São Brás de Alportel, a Secção Regional do Sul Ordem dos Arquitetos e a Sub-Região de Faro da Ordem dos Médicos apoiam a realização das conferências.

Sobre os conferencistas:

Jorge Varanda, administrador hospitalar, foi o primeiro Diretor Geral do Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul em São Brás de Alportel, foi adjunto da Unidade de Missão Hospitais SA, adjunto do Secretário de Estado da Saúde entre 1997 e 1999, Presidente da Comissão Sectorial da Saúde do Instituto Português da Qualidade, entre 1997 e 2012 e desde 2016 é o Presidente da direção da Sociedade Portuguesa de História dos Hospitais.

José Carlos Avelãs Nunes, doutorado em Arquitetura pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com a tese “A arquitetura dos sanatórios em Portugal: 1850-1970”. É investigador no CEIS20 (UC) e no CIUHCT (UL-UNL). Faz parte do projecto VISLIS.

Paulo Providência, Formado pela Faculdade de Arquitetura do Porto e doutorado pela Universidade de Coimbra, onde ensina Projeto. A sua atividade de investigação tem-se centrado nos edifícios e equipamentos de saúde, assim como nas relações entre arquitetura, antropologia, arqueologia e paisagem.

Ilídio Pelicano, arquiteto licenciado em 1973 pela Escola de Belas Artes de Lisboa e especialista em Arquitetura Hospitalar. Fundador em 1979 da ARIPA – Ilídio Pelicano Arquitetos, Lda., Gabinete de Arquitetura com especial enfoque em projetos na área da Saúde. Autor de mais de 100 edifícios de saúde, e mais recentemente, do Projeto do Hospital Central da Madeira.

Sara Pelicano, arquiteta, licenciada em 1999 pela Faculdade Técnica de Arquitetura de Lisboa. Ingressou na ARIPA – Ilídio Pelicano Arquitectos, Lda. em 1998 como Arquiteta Estagiária e é atualmente Coordenadora Geral e Sócio-gerente. Autora de vários edifícios de saúde e, mais recentemente, do Projeto do Hospital Central da Madeira.

Comentários

pub