Algarviana Ultra Trail regressa este ano e desta vez com apoio da Almargem

A Algarviana Ultra Trail (ALUT) regressa este ano, com o tiro de partida para a mais extensa corrida do país […]

A Algarviana Ultra Trail (ALUT) regressa este ano, com o tiro de partida para a mais extensa corrida do país a ser dado a 29 de Novembro. Depois da discórdia, a segunda edição da prova tem o apoio da Almargem, a entidade gestora da Via Algarviana. 

Tudo começa em Alcoutim, num extremo do Algarve, e só termina no outro, no cabo de São Vicente, em Sagres, ao longo de 72 horas ininterruptas para a conclusão da corrida, a 3 de Dezembro.

O anúncio da realização da prova foi feito durante a assinatura do contrato entre a Região de Turismo do Algarve (RTA) e a Algarve Trail Running (ATR) para o apoio à iniciativa internacional de trail running que atravessará as serras algarvias, seguindo maioritariamente pela Via Algarviana – um percurso pedestre de longa distância, classificado como Grande Rota (GR13), que convida a conhecer um Algarve diferente.

Desidério Silva, presidente da RTA, felicitou a organização da ALUT – Algarviana Ultra Trail pelo casamento feliz entre desporto e turismo. «Agradecemos que haja quem, conhecendo bem o território, tenha a capacidade de organizar este tipo de provas que promovem o Algarve e, especialmente, os seus territórios de baixa densidade, como destino de excelência para a modalidade e para o turismo de natureza», sublinhou Desidério Silva.

Já os diretores da prova Bruno Rodrigues e Germano Magalhães referiram os resultados «muito positivos» do primeiro ALUT, tanto do ponto de vista desportivo, quanto no impacto junto das populações.

«Foram ultrapassadas as melhores previsões, estando, por isso, as expectativas muito elevadas para a 2ª edição. Esta prova que põe o Algarve à prova requer um profundo conhecimento do território e um enorme esforço de união entre todas as entidades envolvidas, das câmaras municipais às juntas de freguesia, associações e clubes, Cruz Vermelha, bombeiros, Proteção Civil, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), GNR e Marinha», disseram.

Na ocasião também foi assinado um protocolo de colaboração entre a ATR e a Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, visando desenvolver sinergias para promover e divulgar a Via Algarviana.

O vice-presidente da associação Edgar Figueiredo revelou que «a Almargem organizará caminhadas durante a prova, no sentido contrário ao percurso, dando a oportunidade aos participantes de apoiarem os atletas inscritos».

Na edição do ano passado, recorde-se, a Almargem disse ter sido a a última a saber da realização da prova e queixou-se de não ter sido envolvida na organização de um evento que usa o nome registado e a própria infraestrutura da qual é a entidade gestora.

As inscrições encontram-se abertas há cerca de um mês e neste momento estão já inscritos atletas de cinco nações: Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Uruguai.

Este ano, a ALUT beneficia da candidatura apresentada pela RTA à linha de apoio à valorização turística do interior do “Programa Valorizar” do Turismo de Portugal.

A prova liga Alcoutim a Vila do Bispo, percorrendo ainda os concelhos de Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique e Lagos, atravessando as serras do Caldeirão, Espinhaço de Cão e Monchique.

Comentários

pub