Algarve Sevens traz «estrelas nacionais e internacionais» de rugby a Vila Real de Santo António

O Algarve Sevens realiza-se a 2 e 3 de Junho e vai levar «várias estrelas nacionais e internacionais» de rugby […]

Créditos: Depositphotos

O Algarve Sevens realiza-se a 2 e 3 de Junho e vai levar «várias estrelas nacionais e internacionais» de rugby ao Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António. 

É que a organização já confirmou a presença de nomes como Todd Clever, Fraizer Climo, Nyle Godsmark, Pedro Leal e Gonçalo Foro.

Pedro Leal é o embaixador da competição. Com 33 anos, é um dos melhores e mais experientes jogadores de rugby portugueses de sempre. É um dos “Lobos” do Mundial de 2007 e um dos capitães das seleções de VII e XV.

Gonçalo Foro, aos 36 anos, é também uma referência nacional. Joga na CDUL Rugby e representa a seleção portuguesa, contando com 59 internacionalizações. Foi eleito, em 2014, o jogador do ano pela Federação Portuguesa de Rugby.

A competição não se limita a equipas de elite e às estrelas da modalidade e conta também com as competições masculino aberto, feminino aberto e veteranos.

A competição principal – Masculino Elite, que se realiza no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António, está fechada com a confirmação de 12 equipas profissionais: Samurai International, New Zealand Metro (com a lenda All Black DJ Forbes e Tod Clever no elenco), Worcester Warriors, Portugal, Durham University, Navigators, Russia, Alemanha, Seleção da Catalunha, Edimburgo, Hong Kong e Susies Sevens (equipa de convites internacional).

Além da competição de elite, o evento é composto pelos torneios masculino e feminino aberto e veteranos formato 13-a-side, disputados no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.

No total, o Sotavento algarvio recebe mais de 1000 jogadores e treinadores envolvidos diretamente no torneio.

Fora de campo, o evento conta com um programa de side events animado com diversas festas: no dia 1 de Junho (Algarve Sevens Welcome Beach Party) e no dia 2 de Junho (Algarve Sevens Saturday Night Party).

Gonçalo Uva, uma das maiores referências do rugby português, comentou a competição que se aproxima: «o Algarve Sevens é uma grande oportunidade para mostrar o rugby, o rugby português e as condições fantásticas que Portugal tem para receber este tipo eventos. Durante dois dias, Portugal vai estar no mapa do rugby mundial. É preciso capitalizar esta oportunidade e aproveitar para confirmar que o rugby pode ser um desporto de referência em Portugal».

A poucos dias do arranque do evento, Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, assegura que «temos condições de excelência, zonas verdes, infraestruturas variadas e de qualidade para a prática do desporto e o rugby tem naturalmente de estar presente. Penso que estão reunidas todas as condições para que este evento seja um grande êxito».

Já o diretor da Sports Ventures (empresa responsável pela organização deste evento) José Diogo Trigo de Moraes traça os desafios para o futuro: «o nosso objetivo, com a organização do Algarve Sevens, é criar um torneio que tenha continuidade e que perdure no tempo. Queremos que este evento seja uma festa do desporto, do rugby, um sucesso desportivo e que se transforme também num produto turístico».

O jogo inaugural será disputado entre os New Zealand Metro e a Seleção da Catalunha, marcado para as 13h30 de sábado (dia 2 de Junho).

Comentários

pub