Subida da maré provocou estragos na Praia de Faro

A subida da maré provocou, esta madrugada, galgamentos na Praia de Faro que destruíram acessos pedonais e também provocaram «danos […]

Foto: Steven Piedade

A subida da maré provocou, esta madrugada, galgamentos na Praia de Faro que destruíram acessos pedonais e também provocaram «danos mínimos» em esplanadas.

Steven Piedade, presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, adiantou ao Sul Informação que o mar começou a galgar a duna cerca das 4h45 da madrugada, quando «nada fazia prever esta situação, uma vez que havia aviso do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), para agitação marítima, mas na costa ocidental. Esta situação deveu-se essencialmente à amplitude da maré».

O acesso à zona nascente da praia esteve condicionado mas, segundo o autarca, «já está praticamente garantido. A nossa principal preocupação foi a de garantir a mobilidade de quem aqui vive, para que possa ir para o trabalho».

Esta tarde, os problemas podem repetir-se, uma vez que está prevista nova preia-mar para as 17h30 e «os galgamentos podem voltar a acontecer, uma vez que está previsto que a maré suba ainda mais do que esta madrugada».

Bruno Gonçalves, meteorologista amador, responsável pelo site “Meteofontes”, explicou ao nosso jornal que, com Lua Nova, as marés são mais altas e que esta situação pode ser descrita como uma maré viva de Primavera.

 

Comentários

pub