Som Riscado faz “Autópsia de um Futurismo” e celebra “Os Portugueses” em dois concertos

O concerto visual “Autópsia de um Futurismo Português”, da Nova Orquestra Futurista do Porto, hoje, 5 de Abril, às 21h30, […]

O concerto visual “Autópsia de um Futurismo Português”, da Nova Orquestra Futurista do Porto, hoje, 5 de Abril, às 21h30, e um espetáculo especial de Rodrigo Leão amanhã, dia 6, às 22h00, são propostas do Som Riscado, o Festival de Música e Imagem de Loulé. 

Ambos os espetáculos decorrem no Cine-Teatro Louletano, bem no centro da cidade. O concerto da Nova Orquestra Futurista do Porto será uma estreia absoluta no Algarve deste coletivo artístico portuense composto por prestigiados músicos nacionais nas áreas experimental e improvisada.

Para aliar a sonoridade instrumental à palavra dita (poética), e dado que o concerto incide sobre a temática do Futurismo português e das suas principais linhas estéticas numa ótica de desconstrução e releitura artísticas, o espetáculo conta com a participação especial de Vítor Correira, ator, radicado no Algarve. Haverá ainda uma dimensão visual forte no concerto através do recurso ao vídeo.

«A Nova Orquestra Futurista do Porto promete salientar o ato libertário da utilização de todos os sons em contextos musicais. O seu instrumentário inclui uma panóplia de objetos do quotidiano como utensílios de cozinha, brinquedos, mecanismos avariados e circuitos elétricos modificados, salientando assim a importância da utilização de fontes sonoras não convencionais para a constante redescoberta de novas linguagens musicais», diz a Câmara de Loulé.

Também hoje, quinta-feira, às 18h30, na Casa da Cultura de Loulé (CECAL – Parque Municipal), inaugura a instalação interativa “Non Human Device #4”, uma encomenda do Cine-Teatro a Boris Chimp 504.

No concerto visual “Os Portugueses”, Rodrigo Leão, prestigiado compositor e músico, explora a temática da portugalidade com uma vincada linguagem visual como suporte.

Rodrigo Leão, acompanhado por um cantor convidado, uma formação ancorada num naipe de cordas (violino, violoncelo e viola) e um multi-instrumentista reproduzirão em palco os ambientes sonoros das gravações originais de “Os Portugueses” numa versão revista e atualizada dos temas instrumentais do compositor escritos para a série televisiva “Portugal, um Retrato Social”, cujas imagens serão projetadas no decorrer do espetáculo.

O festival preocupa-se em consolidar a componente reflexiva que o carateriza através da promoção de conversas e debates entre os universos da música e da imagem. Assim, a anteceder o concerto, terá lugar, às 18h30, no mesmo local, a conversa “Da Imagem à Música: Labirintos e Fascínios do Processo Criativo”, que contará com a participação do músico Rodrigo Leão, de Ivan Dias (produtor/realizador) e de Joana Pontes (realizadora).

Tanto o concerto de Rodrigo Leão, como o da Nova Orquestra têm bilhetes a 5 euros. Já o passe para os cinco dias do festival tem o valor promocional de 15 euros.

Os bilhetes podem ser comprados aqui. 

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça-feira a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected].

Além disso, podem consultar a sua página de Facebook aqui ou o seu website aqui.

 

Comentários

pub