Silves reforça investimento em aparelhos que ajudam a combater solidão de idosos

A Câmara de Silves vai investir mais de 7 mil euros por ano «para continuar a ajudar a população idosa», […]

A Câmara de Silves vai investir mais de 7 mil euros por ano «para continuar a ajudar a população idosa», disponibilizando mais aparelhos de apoio ao combate da solidão e isolamento dos idosos, o serviço “Helpphone Assistência 24”.

A autarquia já trabalhava com este projeto mas, nesta nova fase, reforça o investimento nestes aparelhos que dispõem de um botão que permite, «com facilidade, acionar os serviços de apoio, transmitindo a chamada à unidade base, na qual o utente é reconhecido imediatamente pelo operador, uma vez que dispara no monitor central toda a informação referente à pessoa que dispõe do aparelho. O operador atende a chamada e estabelece comunicação por voz com o utente, tomado conta das suas necessidades e atuando em conformidade».

O serviço Helpphone, «dispõe de valências de apoio à pessoa idosa, possibilitando o contacto com técnicos especializados, de acordo com as necessidades de cada utente, ajudando a preservar a sua autonomia garantindo alguma segurança e tranquilidade», explica a Câmara de Silves.

A verba anual de 7136,00 euros neste serviço vai permitir, segundo Rosa Palma, presidente da Câmara, «que a qualidade de vida dos nossos seniores seja cada vez melhor».

«Queremos estar presentes de diversas formas: através do desporto, da cultura, com os Polos de Educação e, também, ajudando aqueles que têm maiores problemas de isolamento, colaborando para que a sua segurança seja reforçada», salienta a autarca.

Para adquirir o aparelho Helpphone, a pessoa idosa necessita de ter idade igual ou superior a 65 anos e viver em situação de isolamento.

Para efetuar o pedido deste equipamento, basta contactar o sector de ação social da Câmara de Silves.

Comentários

pub