Ruínas romanas de Milreu acolhem ciclo de palestras sobre livros clássicos

As ruínas romanas de Milreu, em Estoi, vão acolher a palestra “Na cama e à mesa no Império Romano: o […]

As ruínas romanas de Milreu, em Estoi, vão acolher a palestra “Na cama e à mesa no Império Romano: o Satyricon de Petrónio e os escândalos dos Césares de Suetónio”, proferida por Delfim Ferreira Leão e José Luís Brandão, professores da Universidade de Coimbra, na sexta-feira, dia 13 de Abril, às 18h00.

Esta será a primeira sessão do ciclo de palestras “Clássicos em Milreu”, que a Direcção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a associação CIVIS vão promover em conjunto. A iniciativa é coordenada por Adriana Nogueira, professora da UAlg.

«Marcado por forte carga erótica, o Satyricon de Petrónio, em especial o episódio conhecido como Festim de Trimalquião, constitui uma preciosa fonte de informação sobre o imaginário popular citadino da época neroniana, bem como sobre a tensão entre o ambiente (pretensamente) civilizado e as marcas de uma existência agreste que teimam em emergir no contexto convivial», segundo a Direção Regional de Cultura.

«Apesar de ser uma obra de ficção, estabelece frequentes conexões históricas com a Roma do século I, através da paródia de situações e eventos e da caricatura a imperadores e outras figuras públicas. O cruzamento com a obra de Suetónio permite, assim, uma vívida recomposição dos bastidores do poder, seja no domínio da intimidade, seja ainda na animada descrição de banquetes e de outras formas de exprimir uma cultura vibrante e intensa», acrescentou.

A participação é gratuita, condicionada às vagas existentes e por ordem de chegada.

Comentários

pub