Rota do Petisco chega a Albufeira em 2018

A Rota do Petisco vai chegar a Albufeira, em 2018. A Câmara albufeirense aderiu a esta iniciativa da associação Teia […]

Foto de Arquivo

A Rota do Petisco vai chegar a Albufeira, em 2018. A Câmara albufeirense aderiu a esta iniciativa da associação Teia d’Impulsos, que começou há oito anos em Portimão e já se expandiu para vários concelhos da região, e desafia os restaurantes do concelho a aderir ao evento e a proporcionar aos seus clientes menus especiais, com um preço uniformizado e «sugestivo».

Este ano, a Rota do Petisco terá uma edição única, que vai decorrer simultaneamente em todos os municípios aderentes, entre os dias 4 de Outubro e 4 de Novembro.

O objetivo desta iniciativa é «promover a restauração e o comércio local, a divulgação da gastronomia tradicional do Algarve e a revitalização das localidades aderentes, através da animação cultural e o enriquecimento da oferta turística da região fora da época alta». Em simultâneo, espera-se que os estabelecimentos consigam «fidelizar novos clientes».

Como ilustrou a Teia d’Impulsos, a ideia é «pôr todo o Algarve a petiscar», durante um mês. «Na sua oitava edição, a Rota do Petisco volta a crescer em abrangência mas também em qualidade. A identidade gastronómica algarvia marcará presença como nunca se viu. Este ano, todos os estabelecimentos participantes serão desafiados a apresentar ementas inovadoras, mas com uma profunda marca regional, quer nos produtos utilizados, quer nos modos de confecção. Será a mais algarvia de todas as Rotas e aquela que promete congregar petiscadores de toda a região», refere a associação.

Os estabelecimentos comerciais que integram a iniciativa têm de apresentar pratos, petiscos e/ou sobremesas, «que se inspirem na gastronomia tradicional algarvia ou em alternativa apresentar uma oferta inovadora com base em produtos locais ou modos de confeção tradicionais», segundo a autarquia albufeirense.

Seja qual for a proposta, o preço é sempre o mesmo: 3 euros pelo petisco tradicional, 2 euros pelo doce regional.

Os restaurantes interessados em fazer parte da rota deverão inscrever-se através do preenchimento do formulário disponível online.

Mais informações podem ser obtidas através do email [email protected] ou do telefone 966 467 870.

Comentários

pub