Quarteto de cordas Chilingirian junta música clássica e sonoridades da Arménia no Teatro Lethes

O Quarteto Chilingirian, «um dos mais importantes quartetos de cordas da atualidade», vai atuar no Teatro Lethes, em Faro, este […]

O Quarteto Chilingirian, «um dos mais importantes quartetos de cordas da atualidade», vai atuar no Teatro Lethes, em Faro, este sábado, dia 21 de Abril. O FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve traz ao Algarve uma formação que «tem imensas gravações do repertório clássico, mas também tem ligação à música folclórica da Arménia», segundo o maestro Rui Pinheiro, diretor artístico do festival.

Esta diversidade de estilos nota-se bem no programa que será apresentado amanhã. Além das peças “Quarteto de Cordas nº 17 em Si bemol Maior, K. 458, A Caça”, de Mozart, e “Quarteto de Cordas nº 14 em Dó sustenido menor, Op. 131”, de Beethoven, também será dado espaço a uma seleção de canções e danças populares da Arménia.

As peças a apresentar foram «compiladas por Komitas Vardapet, um compositor e etnólogo musical que viajou pelo país para registar os detalhes de danças e músicas tradicionais, contribuindo para preservar parte substancial da identidade cultural do povo arménio. Sergei Asmalazian foi o músico responsável pela adaptação destas obras para versões de quartetos», segundo a Orquestra Clássica do Sul (OCS), que promove o FIMA.

Ao nosso jornal, Rui Pinheiro lembrou que o Quarteto Chiliginrian editou «um álbum absolutamente fantástico de música folclórica arménia, com orquestrações e arranjos para quarteto. É um bocadinho isso que vêm aqui mostrar neste espetáculo».

«Fundado em 1971 pelo violinista Levon Chilingirian, o Quarteto Chilingirian ganhou rapidamente notoriedade pelas suas performances virtuosísticas e vibrantes de música clássica e contemporânea, que têm surpreendido os críticos e o público em diversos locais do mundo», enquadrou a OCS.

A formação conta, ainda com Ronald Birks, no violino, Susie Mészáros, na viola, e Stephen Orton, no violoncelo.

Os bilhetes para o espetáculo custam 10 euros e podem podem ser adquiridos no Teatro Lethes, no dia do evento, a partir das 20h00, ou na bilheteira online.

Comentários

pub