Porto “sobe” ao palco do Teatro das Figuras com a “Tecedeira que Lia Zola” e “A Ballet Story”

O ciclo “Porto em Faro” vai trazer ao Teatro das Figuras os espetáculos “A Tecedeira que Lia Zola”, na próxima […]

O ciclo “Porto em Faro” vai trazer ao Teatro das Figuras os espetáculos “A Tecedeira que Lia Zola”, na próxima quinta-feira, dia 26, e “A Ballet Story”, no sábado, dia 28 de Abril. Ambos os espetáculos estão marcados para as 21h30.

Segundo o Teatro das Figuras estes são dois «espetáculos imperdíveis», no âmbito deste ciclo «que traz à capital algarvia o que de melhor se faz na cidade do Porto, na área das artes performativas».

“A Tecedeira que Lia Zola”, pelo Teatro Experimental do Porto, é uma peça «que nos transporta ao Portugal dos anos 70, para o período pré-revolução do 25 de abril de 1974».

O Teatro das Figuras revela que a peça aborda os «jovens portugueses, burgueses, urbanos e letrados» que, inspirados pelos movimentos revolucionários da época, «decidem abandonar os seus estudos ou os seus primeiros empregos e rumam em direção às fábricas e aos campos para fazer a “revolução cultural”. Clandestinos, enquanto pregam a revolução, pegam em enxadas e manobram máquinas agrícolas e fabris. Na mala guardam o Germinal de Émile Zola, o Livro Vermelho de Mao Tsé-Tung, o existencialismo de Jean-Paul Sartre e muita vontade de mudar o mundo».

Já “A Ballet Story”, do coreógrafo Victor Hugo Pontes, que teve a sua estreia por ocasião de Guimarães Capital Europeia da Cultura, «tem como ponto de partida o ballet Zephyrtine, de David Chesky. No entanto, não se trata da representação teatral ou da ilustração da história original – o exercício foi de abstração e partiu do movimento dos corpos no espaço em articulação com a música. […] Em A Ballet Story não sei se a história se ajusta à música ou se a dança se ajusta à história. A narrativa será fabricada por cada espetador (ou não)», explica o coreógrafo.

Tiago Bartolomeu Costa, crítico de dança do Jornal Público, não teve dúvidas ao afirmar que «”A Ballet Story” é, sem mais palavras, a melhor hipótese de redenção proporcionada pela e à criação nacional desde há muito tempo».

Toda a programação para o mês de Abril do Teatro das Figuras, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas on-line, está disponível aqui.

Comentários

pub