Portimão vai “Abraçar Abril” com música, teatro, dança e exposições

Música, exposições, teatro, dança e literatura vão estar em evidência no programa das comemorações do 44º aniversário do 25 de […]

Música, exposições, teatro, dança e literatura vão estar em evidência no programa das comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril, a realizarem-se de 17 a 25 deste mês, em Portimão, e que têm como mote “Abraçar Abril”. 

Segundo a Câmara de Portimão, o destaque vai para a «forte componente associativa, enquanto força motora no apoio a respostas de cariz cultural, desportivo, educativo, juvenil e social, e que este ano firmará com a autarquia, no âmbito destas comemorações, cerca de 630 mil euros em contratos programa».

Aliás a cerimónia de assinatura dos contratos-programa de 2018 com o movimento associativo é outro dos momentos altos da programação.

O programa das cerimónias oficiais das comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril inicia-se terça-feira, dia 17, e termina no dia da Revolução dos Cravos, sendo pautado por momentos de reflexão e debate com jovens, onde a música, a história, o desporto, o teatro e a literatura assumem um papel de relevo na evocação dos ideais da liberdade e da democracia.

O programa deste ano conta com cerca de 35 iniciativas de diferentes índoles e com o forte envolvimento do associativismo local. Estas iniciativas são dirigidas a vários públicos, nos equipamentos municipais e nas coletividades, onde todos têm podem ter a sua própria voz.

No dia 17 de Abril, das 9h00 às 13h00, terá lugar, nas Escolas Secundárias Manuel Teixeira Gomes e Poeta António Aleixo, uma “Conversa com Políticos”, onde os elementos da Comissão das Comemorações do 25 de Abril estarão presentes, numa conversa informal com os alunos, acerca do significado desta efeméride.

Já no dia 20 de Abril, o Mercado da Avenida S. João de Deus recebe uma “Exposição de Cartazes do 25 de Abril”, oriunda do espólio de cartazes alusivos à efeméride do Museu de Portimão. Neste mesmo dia, às 21h00, o Marginália Bar será palco de um debate intitulado “Jovens falam aos Políticos”, organizado pela Associação DYPALL de Portimão.

No dia 21, às 21h30, o Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe o espetáculo “Montanha Russa”, um teatro musical sobre a adolescência, integrado na Rede Eunice/Teatro Nacional D. Maria II.

Quanto ao dia 23, merece relevo a inauguração da exposição “Abraçar Abril”, uma mostra dos cartazes do concurso e a entrega dos diplomas aos participantes do concurso que deu origem à imagem do 25 de Abril de 2018. Este momento terá lugar na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, às 18h00.

No dia 24 de Abril, a revolução celebra-se como quando foi conquistada: com o povo a cantar a liberdade. A música será a rainha com o concerto comemorativo do 25 de Abril de 1974 – “Liberdade”, pelo Grupo Brasa Doirada, agendado para as 21h30, no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

No dia 25 de Sbril, na Praça 1º de Maio e a partir das 9h00, o município evocará a efeméride com uma cerimónia que integra o Hastear das Bandeiras e a interpretação do Hino Nacional pela Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Portimonense e pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, a que se seguirá a arruada e largada de pombos.

Às 10h00, tem início a XIV Corrida da Liberdade, que, tradicionalmente, junta centenas de participantes e tem partida marcada para as 10h00 na Zona Ribeirinha de Portimão (junto ao coreto).

Já às 10h30 terá lugar, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Sessão Solene, com as intervenções dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Portimão, do respetivo presidente e de Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, intercaladas por momentos musicais protagonizados pelo Grupo Juvenil do Grupo Coral Adágio e pela Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve.

Ainda no dia 25, às 16h00, irá realizar-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de assinatura dos contratos-programa 2018, no valor total de cerca 630 mil euros, mais 200 mil do que o ano transato.

«A fim de reconhecer o papel relevante da sua atividade e a intervenção dos seus protagonistas no interior da vida do Município, a autarquia irá atribuir mais uma vez apoios financeiros às várias associações do concelho, nomeadamente, culturais/recreativas, desportivas e sociais», explica a autarquia.

Às cerimónias oficiais do programa junta-se um conjunto de Festividades, com destaque para “Um dia na Pré-História”, a Feira do Livro Usado ou o 2º Mercado da Bagageira Livre.

A criação da imagem alusiva às comemorações do 25 Abril deste ano foi desenvolvida no âmbito do concurso “Abraçar Abril”, implementado pelas bibliotecas escolares do 3º Ciclo do Ensino Básico das Escolas do Município de Portimão, e o cartaz vencedor tem a assinatura da aluna do 9ºB, Mariana Conceição, da Escola EB23 D. Martinho Castelo Branco – Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo.

Para consultar o programa completo de festividades, clique aqui.

Comentários

pub