Pedro Valdez Cardoso expõe “A Primeira Pedra” no Museu de Faro

A exposição “A Primeira Pedra”, de Pedro Valdez Cardoso, é inaugurada no sábado, 14 de Abril, às 18h00, no Museu […]

A exposição “A Primeira Pedra”, de Pedro Valdez Cardoso, é inaugurada no sábado, 14 de Abril, às 18h00, no Museu Municipal de Faro.

Com esta exposição, conclui-se o ciclo de arte contemporânea “Um Certo Ponto de Vista”, um projeto Artadentro apresentado no âmbito da segunda edição do “365Algarve”.

A Primeira Pedra — com esculturas concebidas para o espaço da capela do Convento de Nossa Senhora da Assunção, atual Museu Municipal de Faro —, «relaciona-se desde logo, com um tempo longínquo, um tempo de atos iniciais: tal como antigamente se depositava uma “primeira pedra” para assinalar o local e o inicio da construção, também hoje o artista, a cada proposta que faz, deixa a sua marca», explica a Artadentro.

«Assim acontece com Pedro Valdez Cardoso: e é com humor que, consciente da falibilidade humana, associa objetos simbolicamente significativos, de proveniência variada, reciclando-os e construindo peças que condensam os tempos e as culturas — aqui e agora —, como que sugerindo um novo começo».

Pedro Valdez Cardoso nasceu em Lisboa, em 1974. Expõe a sua obra desde 2001, em mostras individuais e coletivas, em Portugal e no estrangeiro. Integra reputadas coleções nacionais, bem como as espanholas do DA2 – DOMUS ARTIUM de Salamanca, IVAM – Instituto Valenciano de Arte Moderna de Valência e o MACUF – Museu de Arte Contemporânea Union Fenosa de Coruña. A sua obra foi premiada em Portugal e em Espanha.

Durante a inauguração, terá lugar uma prova de vinhos algarvios, graças ao apoio da CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve.

A exposição vai estar patente até 10 de Junho e poderá ser visitada, de terça-feira a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e ao sábado e domingo das 10h30 às 17h00.

Comentários

pub