Palestra em Milreu fala sobre os romances de Steven Saylor

A primeira palestra do ciclo “Amadores in situ” realiza-se esta sexta-feira, 27 de Abril, às 18h00, nas Ruínas Romanas de […]

A primeira palestra do ciclo “Amadores in situ” realiza-se esta sexta-feira, 27 de Abril, às 18h00, nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi (Faro), e vai falar sobre a “Receção clássica nos romances de Steven Saylor”. 

Esta palestra será proferida por  Leonor Santa Bárbara, professora da Universidade Nova de Lisboa.

Com uma licenciatura em História Antiga, Steven Saylor ficou conhecido pela sua coleção de livros sobre crimes na antiga Roma. O primeiro volume, “Sangue romano”, tinha por base um discurso de Cícero, em defesa de Sexto Róscio, acusado de ter assassinado o pai.

Os restantes volumes centram-se noutras figuras da história de Roma, contemporâneas de Cícero, como Júlio César, Catilina, Pompeio. A figura central, presente em todos eles, é Gordiano, o descobridor, um cidadão romano sui generis, observador atento da realidade, que desvenda os crimes que se lhe apresentam.

Segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve, estes não são «simples policiais, mas histórias que descrevem a vida romana com grande acuidade. Nesta palestra pretende-se mostrar até que ponto Steven Saylor é fiel às fontes que consulta».

Esta iniciativa, que vai na sua 4ª edição, integra-se no DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos e resulta da colaboração entre a Direcção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a associação CIVIS e é coordenada pela professora Adriana Nogueira, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

A participação é gratuita, condicionada às vagas existentes e por ordem de chegada.

Comentários

pub