Nova Unidade de Saúde Familiar de Lagos é inaugurada já esta sexta-feira

A nova Unidade de Saúde Familiar de Lagos – a USF Amendoeira – é inaugurada já esta sexta-feira, 13 de […]

Créditos: Depositphotos

A nova Unidade de Saúde Familiar de Lagos – a USF Amendoeira – é inaugurada já esta sexta-feira, 13 de Abril, em Lagos. 

O Centro de Saúde de Lagos vai passar a ter em funcionamento mais uma resposta na área dos cuidados de saúde primários, recebendo a segunda Unidade de Saúde Familiar (USF) do concelho e a terceira do Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento (ACES Barlavento).

A USF Amendoeira «vai possibilitar a fixação de mais médicos de Medicina Geral e Familiar no concelho de Lagos, permitindo um aumento da cobertura assistencial aos cidadãos inscritos sem médico de família no Centro de Saúde», diz a Câmara de Lagos.

Dotada de uma equipa multiprofissional dinâmica constituída por oito médicos, nove enfermeiros e sete secretárias clínicas, que irá assistir um número total de 13600 utentes, a nova USF irá prestar Cuidados de Saúde Primários nas áreas de vacinação, da saúde do adulto e do idoso, a grupos vulneráveis (saúde infantil e juvenil, saúde materna, planeamento familiar, rastreios oncológicos) e a grupos de risco (diabetes, hipertensão arterial e hipocoagulação).

Estes serviços serão prestados no Centro de Saúde de Lagos, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h00 às 20h00, assim como nas extensões de Bensafrim e Odiáxere que funcionarão de segunda-feira a sexta-feira, em horário variável, das 8h00 às 17h00.

As consultas podem ser programadas com antecedência, pessoalmente, por telefone, e-agenda ou email, na USF ou, em casos específicos, no domicílio.

O atendimento médico ou de enfermagem no próprio dia é realizado nas situações de doença aguda ou outras cuja avaliação o justifique. Na ausência da respetiva equipa de família, a USF garante aos seus utentes o atendimento dos serviços mínimos, por outros profissionais, em sistema de intersubstituição.

As Unidades de Saúde Familiar (USF) são pequenas Unidades Operativas dos Centros de Saúde com autonomia funcional e técnica, que contratualizam objetivos de acessibilidade, adequação, efetividade, eficiência e qualidade, e que garantem aos cidadãos inscritos uma carteira básica de serviços

A primeira USF de Lagos (a USF dos Descobrimentos) foi inaugurada a 10 de Maio de 2016, tendo proporcionado uma cobertura de resposta a 10 mil habitantes sem médico de família.

Comentários

pub