Museu de Portimão celebra 10 anos com mês de Maio cheio de atividades

O Museu de Portimão vai comemorar o seu 10º aniversário ao longo do mês de Maio, com um programa que […]

O Museu de Portimão vai comemorar o seu 10º aniversário ao longo do mês de Maio, com um programa que inclui atividades para as famílias, novas exposições, música, dança, nova edição da corrida fotográfica e várias surpresas. O ponto alto das comemorações acontece a 19 de Maio, mas a festa dura todo o mês.

No dia 5 de Maio, o Museu de Portimão vai exibir um filme sobre as lendas do Algarve, realizado pelos participantes das Férias da Páscoa. No dia 6, a Oficina Educativa do Museu desafiará a construir fantoches de dedo, do rei mouro e da princesa Gilda.

A festa continua no dia 17 de Maio, às 18h00, com o lançamento da 2ª edição do livro “Cartas de Manuel Teixeira Gomes a João de Barros”, uma iniciativa conjunta das Câmaras de Portimão e da Figueira da Foz, que contará com a apresentação do professor Guilherme d’Oliveira Martins.

No dia seguinte, 18 de Maio, o espaço museológico portimonense celebrará o Dia Internacional dos Museus com entrada gratuita.

Os visitantes poderão experimentar, em primeira-mão, uma aplicação que será apresentada a 19 de Maio, dia do aniversário deste espaço cultural, que visa ampliar a “hiperconexão” do museu.

O programa deste dia tem, de resto, uma forte componente tecnológica. Os visitantes serão «convidados a agarrar o seu telefone e a descarregar a nova app do museu ou a colocar os óculos de realidade aumentada para viverem uma experiência digital com Guias Multimédia».

«Este novo suporte é uma ferramenta para todos, com um caráter inclusivo, que permitirá aos visitantes com necessidades especiais descobrir a exposição de referência do museu de uma forma interativa», segundo a Câmara de Portimão.

Será, também, neste dia que irá decorrer a 18ª Corrida Fotográfica de Portimão, que este ano também terá uma modalidade noturna. A iniciativa começa às 9h00 e dura até às 23h00, com os participantes a ter de passar pelos diferentes postos de controlo para receber a indicação dos 8 (corrida diurna) ou 11 temas (corrida noturna) a fotografar.

Às 16h00 de dia 19, é inaugurada a exposição “Gentes da terra e do mar”, uma mostra que ocupará as duas salas de exposição temporárias e «permitirá um olhar sobre a dualidade de realidades que sempre estiveram presentes na evolução de Portimão».

Por um lado, estarão representadas as atividades ligadas à terra e, por outro, a pesca artesanal e industrial, «sendo a Praça e o Mercado os lugares em destaque, onde ambas se encontram».

A festa continua com o partir do bolo o 10º aniversário, acompanhado pelo som do acordeão, junto do transportador de peixe, no exterior do museu. Nesta ocasião, serão dadas a degustar diferentes iguarias acompanhadas por uma seleção de vinhos regionais.

As comemorações do 10º aniversário continuam a partir das 21h00. A fachada da antiga fábrica que hoje é um museu «ganhará uma nova vida através de um magnífico espetáculo de luz e cor e a performance de dança contemporânea intitulada “Petingas em rede”, pela Dancenema».

Os convidados serão desafiados a «entrar no museu, de lanterna na mão, para descobrir o outro lado deste espaço, ao som das guitarras do Conservatório de Música de Portimão». Com esta iniciativa, o espaço cultural portimonense aproveita para se associar à “Noite Europeia dos Museus”, que se celebra nesta data.

No dia 26 de maio, às 17h00, serão inauguradas duas exposições. No hall ficará patente o conjunto de obras “Tesouros do Mar”, da artista plástica Vera Christians, «que reflete aspetos da vida marinha». No exterior do museu, será exposta a mostra de imagens “Rio Arade – Uma maré cheia de Histórias”, «que pretende dar a conhecer a evolução das atividades económicas, desportivas e culturais relacionadas com o rio Arade e as suas margens».

Inaugurado em 2008, o Museu de Portimão recebeu nesse ano uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, pela Associação Portuguesa de Museologia, e no ano seguinte pelo Turismo de Portugal, na categoria “Novo Evento Público”.

Em 2010, foi distinguido internacionalmente com o prémio “Museu Conselho da Europa”, e, no ano seguinte, com o prémio “DASA – Mundo do Trabalho 2011”.

Ainda nesse ano foi premiado pelo filme “À conversa com Manuel Teixeira Gomes”, no Festival Tour Film Brazil 2011, realizado em Florianópolis (Brasil), com a “Arara de Prata – Jovens Talentos”.

Em 2015, voltou a ser distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia, com o prémio “Inovação e Criatividade”, pelo projeto “A nossa cultura sai à rua”.

«Com a reconversão da antiga fábrica de conservas em “fábrica de histórias”, o Museu de Portimão surge como um local especificamente vocacionado para o estudo e promoção da identidade cultural e social da Comunidade Portimonense, da evolução e singularidade do seu percurso histórico e para a prestação de um conjunto de serviços, aberto a todos os cidadãos, à sua formação, fruição e iniciativa», descreve a Câmara de Portimão.

Comentários

pub