Ministra do Mar anuncia investimentos de mais de 1,5 milhões de euros no rio Guadiana

A ministra do Mar Ana Paula Vitorino anunciou um investimento de cerca de 750 mil euros no concelho Vila Real […]

A ministra do Mar Ana Paula Vitorino anunciou um investimento de cerca de 750 mil euros no concelho Vila Real de Santo António, bem como o lançamento, ainda esta ano, de um concurso de 870 mil euros para a navegabilidade do rio Guadiana até ao Pomarão, durante uma visita a VRSA, na sexta-feira.

A governante esteve neste concelho algarvio para inaugurar a obra de requalificação do cais transfronteiriço de VRSA, a partir do qual opera a carreira fluvial internacional do Guadiana. Nesta obra, foram investidos 334 mil euros.

Na cerimónia, Ana Paula Vitorino anunciou a reconstrução do molhe da barra do Rio Guadiana, danificado pelas tempestades que assolaram a região, em Março, e a criação de um novo cais de embarque, na zona ribeirinha de Vila Real de Santo António, destinada à empresas maritimo-turísticas, obras que, em conjunto, custarão mais de 750 mil euros.

Durante a visita, «a ministra do Mar comprometeu-se em avançar, ainda este ano, com a recuperação do molhe da barra do Rio Guadiana, estrutura que sofreu vários danos durante as tempestades deste inverno», segundo a Câmara de VRSA.

A obra será levada a cabo pela Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e está «orçamentada em 550 mil euros».

«Na lista de prioridades do Governo, foi também anunciada a reconstrução do segundo cais de VRSA, por parte da Docapesca», acrescentou a autarquia vila-realense.

A intervenção tem o custo de 200 mil euros e será «fundamental para conferir mais atratividade e condições de segurança a todas as empresas marítimo-turísticas que operam no Guadiana», acredita a presidente da Câmara Municipal de VRSA.

Outra intenção manifestada por Ana Paula Vitorino foi a de avançar com a segunda fase da dragagem do Rio Guadiana, no troço entre Alcoutim e o Pomarão.

«O concurso deverá ser lançado este ano e está avaliado em 870 mil euros. Estima-se que a operação possa começar em 2019», segundo a Câmara de VRSA.

Comentários

pub